Métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial
Pesquisas Acadêmicas: Métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Douglasdp • 10/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 3.183 Palavras (13 Páginas) • 237 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA 4
2.1 FLUXOGRAMA......................................................................................................5
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL.............6
4 APRESENTANDO AMERCEARIA DIAS E DOMINGOS.........................................8
5 SIMPLES NACIONAL - ASPECTOS GERAIS.......................................................10
5.1 TRIBUTOS ALCANÇADOS PELO SIMPLES.....................................................10
5.1.1 TRIBUTOS NÃO ALCANÇADOS PELO SIMPLES.........................................11
5.1.1.1 EMPRESAS ENQUADRADAS NO SIMPLES...............................................12
5.1.1.1.1 LIMETES PROPORCIONAIS.....................................................................12
5.1.1.1.1.1 EFEITOS DA OPÇÃO DO SIMPLES.......................................................13
5.1.1.1.1.1.1 INCENTIVOS FISCAIS - CRÉDITO DE IPI E ICMS.............................13
6 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE.........................................................................14
7 CONCLUSÃO.........................................................................................................15
8 REFERÊNCIAS.......................................................................................................16
1 INTRODUÇÃO
O grande desafio deste trabalho é mostrar como os gestores de uma empresa, seja pequena, micro, média ou de grande porte devem direcionar seus esforços para entender e utilizar os talentos humanos na empresa, de forma a se tornar mais competitiva.
Podemos perceber que a gestão harmônica de pessoas, tornou-se um diferencial competitivo para que a empresa possa responder às necessidades atuais e futuras de se manter competitiva num mercado cada vez mais exigente, global e mutante.
Para que isso aconteça é necessário criar e manter um clima organizacional, saudável, cuidando das pessoas e do ambiente de trabalho.
Os valores éticos interferem nos conflitos e no clima de convivência porque estão relacionados com as intenções e evidenciados por meio das atitudes e comportamento de cada pessoa.
Procurar aprimoramento e aperfeiçoamento de suas competências em prol do diferencial competitivo para seu negócio é sem dúvida alguma uma base para que a empresa possa se fortalecer e ser um referencial dentro da comunidade que está atuante.
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
O primeiro contato que você tem com uma área do conhecimento, sempre será abordado o conceito ou definição sobre esta área. Com os economistas não é diferente. Então, para entender o economês, devemos dominar alguns conceitos básicos, vamos a eles.
Primeiramente, é preciso destacar para que serve uma definição. Podemos dizer que ela nos direciona para entender o significado de algo. A definição da palavra economia é antiga, surgiu na Grécia, da junção de duas outras:
• A palavra oikos que significa casa, fortuna e riqueza e,
• A palavra nomos que significa lei, regra e administração.
Hoje atinge dimensões maiores se referindo desde administração das pequenas unidades de produção, incluindo as grandes e chegando à administração de um país, e é definida como:
Uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; contudo as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade (VASCONCELLOS; GARCIA, 2004, p. 2).
Deste conceito podemos destacar algumas palavras-chave. Comecemos por ciência, que em linhas gerais é um termo utilizado para definir todas as áreas do conhecimento que tem método de estudo. As análises econômicas tem por base um método de estudo.
• MICROECONOMIA trata do comportamento das empresas, famílias, Indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.
• MACROECONOMIA, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.
Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo de modo geral.
2.1 FLUXOGRAMA
3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTÃO EMPRESARIAL
Quando se lê algo na mídia sobre questões de gestão empresarial, é comum se deparar com técnicas de pesquisas elaboradas para melhor compreendimento e gestão. Uma metodologia muito utilizada é o método quantitativo.
Em uma pesquisa quantitativa, procura-se uma objetividade nos dados a serem coletados, no entanto, quando uma empresa pretende seguir o método quantitativo, seu estudo de campo guia-se por um modelo de pesquisa, onde o pesquisador parte de quadros conceituais de referência tão bem estruturados quanto possível,
...