O Acordo de Basileia
Por: Luana Lima • 11/6/2020 • Relatório de pesquisa • 372 Palavras (2 Páginas) • 133 Visualizações
No vídeo com o tema “A história da criação do BIS” contada pelo Professor Daniel Campos, o vídeo informa a origem do Banco na cidade chamada Basileia, no Norte da Suíça na Europa. O BIS quer dizer: tradução literal significa Banco para pagamentos internacionais.
Campos diz sobre a Conferência de Paz de Paris que ocorreu de 18 a 20 de janeiro de 1919 alguns designatórios e 70 delegados em uma mesa central definindo as fronteiras dos países da Europa. Dentre os dignitários estavam representantes dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália e os acordos eram feitos às claras, contribuindo com o conceito de transparência financeira
Daniel também fala sobre o Tratado de Versalhes que foi originado dentro da Conferência de Paz de Paris, em 28 de junho de 1919 para definir o que seria feito com a Alemanha, que precisava reconhecer que ela e seus aliados foram responsáveis por todo o dano causado aos países aliados. No Art. 231, Parte 8 e Seção I do Tratado de Versalhes, a Alemanha tinha que pagar todos os países, incluindo transporte, moradias, taxas alfandegárias e insumos, mas o narrador afirma que seria impossível pagar essa dívida.
O BIS nasce de um acordo entre Alemanha, Estados Unidos, Bélgica, França, Reino Unido, Itália, Japão e Suíça. O Banco para pagamentos internacionais concentra suas atividades na cooperação técnica entre bancos centrais (incluindo gerenciamento de reservas, transações cambiais, pagamentos postais internacionais, depósito de ouro e outros) em proporcionar um fórum para reuniões regulares de bancos centrais. Governadores e funcionários do Banco se reuniram para compor o Conselho deste.
A criação do BIS foi uma resposta à necessidade dos países desenvolvidos de reconstruir a Europa nos pós Segunda Guerra Mundial. Mas como a conferência onde se determinou a criação do Banco não envolveu apenas os países afetados pela guerra, os países mais pobres argumentaram que o Sistema Financeiro Internacional também deveria oferecer condições que promovessem o desenvolvimento de suas nações. Assim, o Banco Mundial deixou de ser uma instituição voltada para reconstrução europeia, dedicando-se principalmente a promoção do desenvolvimento e eliminação da pobreza mundial.
As informações acima são de suma importância para entendermos a história do BIS e sua trajetória aos longos dos anos para que fosse feita a internacionalização deste.
...