O CONCEITO DE ECONOMIA
Tese: O CONCEITO DE ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianabomfim • 22/11/2014 • Tese • 672 Palavras (3 Páginas) • 616 Visualizações
ECONOMIA
ECONOMIA
É uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. A questão central do estudo da economia é como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender às necessidades humanas. Um dos problemas fundamentais da economia, é que produtos produzir e em que quantidade; como os produzir, istó é, através de que técnicas devem ser combinados os fatores produtivos; para quem devem ser produzidos e distribuídos os produtos.
CONCEITO DE ECONOMIA
A economia pode ser definida assim: o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, que poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados. Pode-se fazer a divisão no estudo econômico da seguinte forma:
Macroeconomia – analisa o comportamento da economia como um todo, por meio de preços e quantidades absolutos. Faz parte delas os movimentos globais nos preços, na produção ou no emprego.
Microeconomia – estuda o comportamento de cada “molécula econômica” do sistema, por meio de preços e quantidades relativas. Para exemplificar, pode-se citar a análise do funcionamento de empresas.
SISTEMA ECONÔMICO
É o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços para a melhoria do padrão de vida e bem estar da população.
ECONOMIA DE MERCADO
A maior parte da produção econômica é gerada pela iniciativa privada, indústria, comércio e prestação de serviços são controlados por cidadãos particulares, ou seja, são empresas do setor privado que detêm a maior parcela dos meios de produção. Nas economias centralizadas, são decididas por um órgão central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produção disponíveis e das necessidades do país.
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO (CPP)
Ela indica a capacidade máxima de produção, ilustra a escassez de recursos limitada a capacidade produtiva de uma sociedade, empresa ou país.
INTER-RELAÇÃO DA ECONOMIA COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Apesar de ser uma ciência social, a Economia é limitado pelo meio físico, dado que os recursos são escassos, e se ocupa de quantidades físicas e das relações entre as quantidades, como a que se estabelece entre a produção de bens e serviços e os fatores de produção utilizados no processo produtivo. Ela se interliga a outras áreas de conhecimentos, tais como:
ECONOMIA E POLÍTICA
São áreas muito interligadas, tornando-se difícil estabelecer uma relação de casualidade entre elas. A estrutura política se encontra muitas vezes subordinadas ao poder econômico.
ECONOMIA E HISTÓRIA
A pesquisa histórica é extremamente útil e necessária para economia, pois ela facilita a compreensão do presente e ajuda nas previsões para o futuro com base nos fatos do passado. As guerras e revoluções, por exemplo, alteram o comportamento e a evolução da Economia.
ECONOMIA
...