O CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Por: Carlos Tenorio • 7/11/2020 • Resenha • 687 Palavras (3 Páginas) • 143 Visualizações
FEAC - UFAL – CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Profa.: Verônica Antunes
MICROECONOMIA II
1) (1,5) As tecnologias usadas na elaboração dos produtos A, B e C são traduzidas pela função de produção xA = (KL)1/2 , xB = 5K0,4 L0,2 e xc = KL2, onde xA, xB e xc representam as quantidades produzidas de cada um dos bens, respectivamente, e K e L representam as quantidades dos fatores capital e trabalho. Para cada um dos produtos,
- obtenha a taxa marginal de substituição técnica de K por L, TMSTKL.
- Investigue os tipos de rendimentos a escala.
- " Os pontos de uma isoquanta são equivalentes." Em que sentido é válida esta afirmação?
2) (1,5) Suponha que em equilíbrio o quociente entre os produtos marginais do trabalho e do capital é igual a 3. Admita que o acréscimo de produto gerado pela última unidade empregue de capital foi 1.
- Qual a produtividade marginal do trabalho?
- Qual será o preço do capital se o preço do trabalho for 1?
- Como variará a utilização de trabalho e capital se os preços passarem a ser Pl=Pk=2?
3) (1,0) O Sr. Joaquim dedica-se à produção de ferro. A quantidade de ferro produzida depende das quantidades empregues de trabalho (L) e capital (K), sendo descrita pela seguinte função produção:
Y = f (K, L) = 5KL
Suponha que os preços unitários do trabalho e capital são, respectivamente, 1 e 2.
- Qual a combinação de fatores produtivos que o Sr. Joaquim deve utilizar de modo a minimizar os custos de produção se pretender produzir 40 unidades de ferro?
- Recentemente o preço do trabalho aumentou para 2. Quais as consequências desta alteração?
4) (2,0) Admita que a função de produção de uma determinada empresa é:
Y = f(K,L) = 3K0.5L0.5
- Se o custo unitário do trabalho (w) for 3 e o custo unitário do capital (r) for 5, quais as quantidades procuradas de cada fator produtivo se pretender produzir 100 unidades do bem Y? Qual o respectivo custo total?
- Suponha que por dificuldades de financiamento a empresa dispõe apenas de 250 unidades monetárias. Qual a nova combinação produtiva escolhida pela empresa e qual o respectivo nível de produção?
5. (1,0) Defina “lucro econômico igual a zero” e relacione este conceito com o de “custo de oportunidade”.
6. (1,0)“No curto prazo, a curva de custo marginal de uma empresa (operando em mercado de concorrência perfeita) pode ser vista como a curva de oferta da empresa, mas apenas a partir do ponto em que o custo marginal é superior ao custo variável médio”. Explique. E no longo prazo, o que acontece¿
7. (2,0) O mercado de bicicletas é concorrencial, sendo a procura dada por Q=300-5P, onde Q é o número de bicicletas transacionadas por mês e P o seu preço de venda ao público. Com a tecnologia corrente e os atuais preços para os fatores de produção, os custos totais de uma unidade de fabrico de bicicletas são CT(q)=400+2q2, onde q é a quantidade de bicicletas produzidas por mês nessa unidade.
...