O Custo De Alguma Coisa É Aquilo De Que Você Desiste Para Obtê-La
Por: carlitojr • 21/9/2023 • Trabalho acadêmico • 500 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
CARLITO RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR
5805349
ECONOMIA
PRINCÍPIO N°2 - O CUSTO DE ALGUMA COISA É AQUILO DE QUE VOCÊ DESISTE PARA OBTÊ-LA
MACAÉ, 2023
UNIVERDIDADE DO GRANDE RIO
Carlito Rodrigues da Silva Júnior
O custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste para obtê-la
Trabalho acadêmico da disciplina de Economia, do curso de graduação Engenharia de produção.
Professora: Cristiane Valente
Macaé
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3 e 4
3 CONCLUSÕES 4
4 REFERÊNCIAS 4
1 INTRODUÇÃO
Na maioria dos casos, uma decisão pode não parecer tão claro quanto em um primeiro momento pois as pessoas enfrentam diariamente conflitos de decisões comparando se realmente vale a pena ou não perante custos e benefícios. O segundo princípio da eonomia fala exatamente sobre isso, o custo de alguma coisa é aquilo de que você desiste de obtê-la.
2 DESENVOLVIMENTO
As tomadas de decisões fazem parte do segundo princípio da economia, exigindo de vários modos comparações de custos e benefícios. Ao decidirmos fazer qualquer escolha devemos sempre prestar atenção aos custos e benefícios dessa possível oportunidade mas nem sempre essa oportunidade é algo de que possamos obter de imediato devido ao custo.
É o custo de alguma coisa de que você precisa abrir mão para poder ter aquilo. Por exemplo é tomar a decisão de se iniciar uma faculdade na qual o benefício é enriquecer o seu conhecimento pessoal e profissional onde poderão gerar melhores oportunidades. Mas qual será o custo? Mensalidades, materiais para estudos, transporte, alimentação e etc. Mas na verdade tudo isso não irá representar de fato tudo o que você terá que se sacrificar para passar anos cursando a faculdade.
Na verdade o maior obstáculo para se cursar uma faculdade é o tempo e não realmente o custo financeiro e sim porque muitas pessoas não tomam a decisão correta de fazer o que realmente gostam por influências e também por não se identificarem com o quê estão cursando custando bastante tempo.
Se por um lado há o enriquecimento intelectual e maiores oportunidades de emprego, por outro lado você não está apenas arcando com custos financeiros e etc, mas também o tempo onde poderia estar se dedicando a outros fins inclusive com familiares onde você estará abrindo mão de alguns eventos por estar se dedicando a faculdade em prol de um objetivo pessoal e profissional.
Há custos explícitos e implícitos, o explícito é aquele que é obvio, como por exemplo de quanto está gastando ao se iniciar uma faculdade com as despesas. Já o custo implícito é aquele que está oculto, quando não percebemos ou não analisamos, como por exemplo o tempo.
...