O Diagnóstico Empresarial
Por: brunogggg • 14/10/2021 • Artigo • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 95 Visualizações
Diagnóstico Empresarial
Prof. Adriana Ravache
Aluno: Bruno Geraldo Sellmer
Aluno: Cristiano Heidemann
Aluno: Lucas Schoroeder
[pic 1]
2021
Introdução:
O desenvolvimento deste trabalho foi realizado pelo grupo seguindo alguns critérios e tendo como base consultas realizadas juntas a liderança da empresa na área de manutenção, assim tendo acesso a alguns levantamentos da empresa, no momento em que vivemos temos a consciência que os lideres e gestores tem como obrigação se cercarem com boas estratégias e fundamentos, mas pra conseguir definir estas estratégias tem que ter em mãos as analises feitas sobre a empresa como todo e também ter analisado a sua própria área assim juntando todas os pensamentos de liderança das áreas em um só objetivo.
Apresentação da empresa:
Suas atividades iniciou-se em 1938, Na época, e pelas duas décadas seguintes, dedicou-se à manufatura de conexões de ferro maleável. O crescimento das exigências técnicas e operacionais advindas dos novos negócios determinaram investimentos pioneiros na formação de pessoas para trabalhar na empresa.
Atualmente uma das maiores fundições de blocos vermiculares, com sua sede em Joinville, que é destacada com o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, pelo domínio do processo de fabricação de componentes em ferro fundido vermicular.
Atualmente a TUPY tem capacidade para produzir 835 mil toneladas anuais de peças em ferro fundido, nos parques fabris de: Joinville (SC), Mauá (SP), Saltillo e Ramos Arizpe (Coahuilla - México). Certificada pelas normas ISO/TS 16949, ISO 9001 e ISO 14001, a TUPY emprega cerca de onze mil pessoas e exporta mais de 80% de sua produção, para aproximadamente 40 países.
Para comercialização de seus produtos e atendimento a clientes, a empresa dispõe de escritórios estabelecidos na cidade de São Paulo, nos Estados Unidos e na Alemanha.Grande parte da produção da TUPY é constituída de componentes desenvolvidos sob encomenda para o setor automotivo, que engloba caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros. São blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão.
A TUPY também produz conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem a setores diversos da indústria.
Entre os principais clientes do mercado automotivo global estão Cummins, Ford, FCA, Mercedes-Benz, Perkins, VW/Audi, Iveco, MAN, John Deere, Komatsu, Kubota e Peugeot. No Brasil, a empresa também é líder no segmento de conexões de ferro maleável.
Responsabilidade Social:
A Tupy é uma empresa consciente do seu papel no desenvolvimento das comunidades vizinhas a seus parques fabris. Esta é uma maneira de a Empresa contribuir de forma proativa ao atendimento das necessidades e prioridades da comunidade, com foco na transformação da realidade social.
A responsabilidade social da empresarial nada mais e doque um conjunto de ações e iniciativas tomadas pela buscando assim de maneira completamente voluntaria, contribuir com questões de ética, meio ambiente e comunidade
*engajamento das comunidades
*alinhamento com agendas nacionais
*envolvimento com os colaboradores
*atuação em parcerias ou redes
*sistemas de avaliações
Investimentos:
A empresa segue de perto os passos da industrialização do Brasil e da cidade de Joinville. As conexões ganhavam mercado em todo o país e se tornavam líderes em vendas. Em 1963 a segunda unidade de fundição foi instalada, exclusivamente para produzir peças automotivas, na década de 70 início o processo de internaciolização da empresa, já exportando conexões para países da América do Sul e Europa, em 1976 se estabelece nós Estados Unidos. Em 2012 teve o processo de aquisição de duas fundições no México, se tornando a maior empresa de blocos e cabeçotes, também investindo em treinamentos e capacitações em seus funcionários para adquiri seus resultados que a cada ano vem superandos.
Hoje a empresa segue sempre analisando o mercado e assim se qualificando para manter a qualidade de deus produtos e assim mantendo o seu reconhecimento internacional em alta, atualmente ela e a maior fundição de cabeçotes e blocos de motores no seguimento, ela faz investimentos altos em tecnologia para sempre ter um produto de ponta, assim contando com os melhores equipamento de fundição industrial e usinagem. Além de seguir sempre agregando grande valor ao nome da empresa, para assim ter cada vez mias reconhecimento internacional
Capacitação de seus colaboradores:
A Escola Técnica Tupy foi criada em 1959 por Hans Dieter Schmidt, presidente da Fundição Tupy. Sua ideia foi inspirada no mais moderno e eficaz modelo europeu, a escola de formação de técnicos da empresa George Fischer, a qual o fundador conheceu na Suíça.
Para garantir a sustentabilidade da escola, que desempenhava um importante papel de formação profissional no Norte catarinense, a Sociedade Educacional Tupy transformou-se, em 1985, na Sociedade Educacional de Santa Catarina – Sociesc. Passou a contar com um Conselho de Administração, formado pelos presidentes das principais empresas de Joinville.
A escola técnica tinha inicialmente a proposta de qualifacao técnica e profissional de seus colaboradores, assim deixandos com mais conhecimento sobre o processo de fundição entre vários outros processos que ocorrem na indústria
Além disso hoje ela conta com um centro de treinamento interno, aonde ela disponibiliza aos colaboradores e fornecedores diversos cursos, e ainda subsidiando formações acadêmicas para seus funcionários em diversas unidades escolares
Desenvolvimento de produtos:
O diferencial da TUPY, acumulado ao longo de décadas, está no sólido conhecimento das propriedades dos materiais de ferro fundido e no design de produtos em estruturas complexas. Por isso, muito antes de componentes chegarem à etapa de fabricação, o desafio da empresa é encontrar soluções
capazes de viabilizar aos clientes o melhor negócio.
...