O EMPREENDEDORISMO NADA MAIS É QUE O ESTUDO DO ATO DE EMPREENDER
Por: Expedito Alves • 20/3/2016 • Exam • 648 Palavras (3 Páginas) • 528 Visualizações
[pic 1]
Aluno(a)s: Expedito Alves de Lima Matri: 0296 Data:18/02/2016
José Wellington da Costa Bezerra 0279
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
PROFª. DRª. ANA MARIA DE ABREU SIQUEIRA
RESPOSTAS DA ATIVIDADE
1ª) O Empreendedorismo nada mais é que o estudo do ato de empreender, que significa realizar, fazer e executar, porém mais voltado na questão do desenvolvimento de competências e habilidades interligadas à criação de um projeto, Saber identificar oportunidades e transformá-las em realidade. A sua importância para a sociedade está vinculada diretamente ao aumento de riquezas de um país, ajudando no crescimento da economia e na geração de empregos, pessoas empreendedoras observam o mercado e analisam os recursos existentes e como esses estão sendo aproveitados.. afim de identificar uma oportunidade e criar meios para aproveitá-la, assumindo riscos.. gerando assim por ventura novos produtos e serviços.
2ª) Não sabemos necessariamente se são fatores, mas pelo menos é algo que nos motiva a tentar ser empreendedor:
- O avanço das tecnologias e dos meios administrativos, permitindo que o foco seja mais voltado para o lado humano;
- O maior espaço no mercado para micro e pequenas empresas;
- Facilidade da busca de informações inerente ao tema e o destaque de sua importância.
- Empresas que buscam incentivar as ideias e a criatividade de seus estagiários/funcionários
- Os exemplos de empreendedores que buscaram vê além do seu tempo e atingiram o ápice do sucesso no mundo. (Mark Zuckerberg, Bill Gates, Steven Jobs).
3ª) Assumir a real importância que o tema merece. Sempre foi dito que os jovens são o futuro de uma nação.. e um jovem empreendedor pode ser o futuro do mundo, como por exemplo grandes serviços e produtos conhecidos globalmente que surgiram de ideias inovadoras de jovens empreendedores. A gestão tem como papel fundamental impulsionar, motivar os alunos, para esse lado criativo, a buscarem seus próprios caminhos, a serem independentes.. assim como também os professores, mas esses por sua vez, não devem simplesmente focar em passar conteúdo, não é agradável, devem mostrar a real importância da mesma, , muitas vezes tais matérias são descredibilizadas por determinado curso que não seja administrativo, muitas vezes por sempre a taxar como matéria que não vou precisar, quando devia-se pregar que todos podem ser administradores e devem ser, já que o mercado pede por isso, independente da profissão, já que hoje tudo é gerenciar, sejam recursos ou pessoas, e isso é empreender.
4ª) A empresa como uma organização, mostrou-se favorável a gestão de pessoas, em qualquer outra empresa certamente o funcionário seria demitido, visto que ele causou um problema a empresa, e de certa forma mexeu com a imagem da mesma perante seus clientes. Porém a Me Gusta, deixou claro que a culpa é da empresa, assumindo que o funcionário, por ser parte integrante da empresa, e naquele momento a representa agiu de desacordo com o que a mesma prega, por falta de preparo, e que cabia a ela como empregadora, fornecer, de nada adiantaria a mesma demiti-lo e contratar um novo, isso não impediria que o fato ocorresse novamente. A empresa entendeu que o que faz a diferença para que seus serviços sejam eficientes, são as pessoas, que apesar do ramo dela ser sorvetes, ela lida com pessoas, e cabe a ela administrar as situações que as envolvem.
...