O Fichamento - Macroeconomia
Por: Daniel Santos • 30/8/2019 • Trabalho acadêmico • 546 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Capitulo 4: Estratégias das Firmas (p.60-75)
Comprometimento
No que diz respeito a comprometimento e flexibilidade, as firmas podem adotar diferentes tipos de estratégias com relação aos compromissos assumidos perante os seus consumidores e também diante dos seus concorrentes. Com base nisso vale analisar os principais benefícios e dificuldades enfrentadas pelas empresas com relação ao comprometimento de ações e a flexibilidade desse compromisso.
Nas estratégias de comprometimento, as empresas adotam publicamente o compromisso de vender sempre pelo menor preço. Se o preço não for o menor, devolvem a diferença ao cliente. Para cumprir esse compromisso a empresa procura as melhores ofertas dos fornecedores e disponibiliza o diferencial nos preços ao consumidor. Sendo assim isso implica com os clientes também, pois mesmo que a empresa não consiga negociar o menor preço com os fornecedores, terá de oferecer um preço menor ao da concorrência. Isso se chama Estratégia de comprometimento. É o modo que a empresa garante que vai cumprir com o que prometeu, nesse caso o menor preço. A firma pode sofrer uma redução no seu lucro, mas acaba por garantir, a longo prazo, um extenso mercado consumidor, chamado também de “Market-share” e com isso intimida os seus concorrentes.
Flexibilidade
Tratando-se das estratégias de flexibilidade, é necessário que as firmas façam suas escolhas com muito cuidado e cautela, isso ocorre para que a própria firma tenha a possibilidade de retroceder, e para que seu fracasso, caso ocorra, seja minimizado. É característica de algumas empresas, não praticar a flexibilidade ao entrarem de forma repentina no mercado, mas que de certa forma se comprometem a conquistar o setor e mostrar aos concorrentes que estão dispostos e que possuem capacidade de financiamento – Pratica essa que é chamada de “sinalização”. Alguns por ter uma boa reputação, utilizam da mesma para se sobressair no mercado, já que para muitos a reputação é garantia de qualidade e satisfação.
Vantagem Competitiva
O pesquisador e muito famoso na área administrativa, Michael Porter, designou como “vantagem competitiva”, a capacidade de uma empresa lucrar mais e de forma constante se comparada aos seus concorrentes. Com base nisso ele associou que essa vantagem pode ocorrer devido á liderança da empresa em três fatores:
- Diferenciação: Características de seus produtos, garantia ou a forma que atendem seus clientes.
- Custo: Estipular um preço baixo com intuito de atrair mais consumidores e consoante a isto aumentar os lucros.
- Foco de ação: Como o próprio nome supõe, a empresa foca em um determinado tipo de cliente e busca satisfazer as necessidades dele, garantindo ao menos parte da demanda.
Discriminação de Preços
Algumas empresas costumam oferecer descontos aos consumidores, ou seja, essas empresar tem por hábito, variar o preço de um mesmo produto dependendo das características do comprador. Essa pratica é conhecida na área da economia como “Discriminação de preços” e separadas em três tipos:
- Primeiro Grau: A discriminação de primeiro grau implica em uma diferenciação para cada consumidor especifico. Mas é quase um caso teórico, visto que, é muito difícil estabelecer uma diferença entre os consumidores específicos.
...