O Instituto Ethos
Por: fernandinhomarq • 22/4/2020 • Resenha • 856 Palavras (4 Páginas) • 790 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE INVESTIMENTOS
Resenha Crítica de Caso Instituto Ethos
Fernando Marques Peçanha da Silva
Trabalho da disciplina Economia e finanças para gestores
Tutor: Prof. Ronald Castro Paschoal
Rio de Janeiro
2020
O INSTITUTO ETHOS (A): DESAFIANDO NEGÓCIOS PARA SE TORNAR A VANGUARDA DO PROGRESSO SOCIAL NO BRASIL
Referência:
www.ethos.org.br/conteudo/sobre-o-instituto/
www.sitesustentavel.com.br/sustentabilidade-ambiental-o-que-e-tipos-e-exemplos/
A) Introdução
Esta resenha tem como objetivo apresentar algumas análises a respeito do Instituto Ethos. Será desenvolvido, ao longo desde, alguns assuntos, como a visão e missão do instituto e a responsabilidade social que o mesmo defende.
B) Desenvolvimento
O Instituto Ethos foca em meios para que as empresas se comprometam em aperfeiçoar a responsabilidade social e uma economia sustentável para que assim possa promover mudanças na sociedade e agregar valor as marcas.
Sua missão tem como objetivo apoiar o gerenciamento das organizações em seus negócios, sempre com responsabilidade social. Fazendo com que seja algo consciente. Também implementa políticas e planeja atividades inovadoras para um bem-estar social, que contribuam para a sustentabilidade.
Sua visão tem como propósito fazer com que as organizações aperfeiçoem suas práticas, produzindo melhorias para a sociedade como um todo e minimizar impactos negativos.
Neste contexto, entre os componentes que fazem uma organização como socialmente responsável estão: transparência em seus procedimentos, determinação de compromissos públicos, esforço para atrair e manter talentos, altas taxas de motivação dos colaboradores e o reconhecimento dos resultados e ações da empresa no meio social, excedendo quando for preciso as obrigações determinadas por meios legais quando o propósito for o bem-estar da coletividade.
O Instituto Ethos orienta as organizações a alinhar sua gestão a definição de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade, englobando desde a apresentação e implementação de políticas até sua integração com os processos de gestão da empresa. A sociedade civil, composta por ONGs, entidades e instituições acompanha cada vez mais de perto as práticas relacionadas à operação e a gestão das empresas nas áreas de sua influência. Este comportamento manifesta o sentimento de responsabilidade partilhada que esse segmento possui em relação a esses processos.
O Instituto desenvolve os temas de sustentabilidade e a responsabilidade social. Isso porque é cada vez maior o reconhecimento de que as empresas, além dos governos, são responsáveis por garantir o cumprimento aos direitos humanos, seja na organização, seja na comunidade que está inclusa. Entende-se também que a geração de empregos e o pagamento de salários são contribuições econômicas e sociais muito importantes de uma organização. Mas as práticas trabalhistas devem ser socialmente responsáveis, o que é essencial para a consolidação da justiça, da estabilidade e da paz social. Outro aspecto desta proporção é o relacionamento da empresa com seus consumidores, claramente em relação aos impactos causados pelo consumo de seus produtos e serviços.
...