TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIVRO QUE MARCOU MINHA VIDA

Por:   •  2/5/2018  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista - UNIP

Coordenação de Direito

Direito  

Linguagem e Comunicação jurídica

O livro que marcou a minha vida

Manaus-AM-Brasil

2017

O livro que marcou minha vida

Seria inútil se me limitasse a descrever minha experiência com o que podemos considerar clássicos modernos e outras obras, como por exemplo A cabana de Willian P. Young, que certamente serão recorrentes na correção deste tipo de atividade, não posso adotar tal atitude pois correria facilmente o risco de preencher uma postura tipicamente clichê neste cenário.

Ao contrário disso farei uma proposta totalmente sem precedentes a qual me identifico com a obra não pelo seu conteúdo distrativo, pois nem essa característica esta possui, mas sim pelo impacto que seu arcabouço teórico acabou por me causar. Mas não se engane, não a apresentarei de forma hostil, longe disso.

A obra a qual acabei de fazer uma mera descrição aparentemente até inamistosa é de autoria do autor José Cláudio Ferreira da Silva com o nome de “Modelos de Análise Macroeconômica um curso completo de macroeconomia”. Leitores inexperientes na leitura de textos de cunho econômico ao simplesmente lerem o título do livro podem achar já ter entendido tudo, porem o motivo pelo qual este livro marcou a minha vida não tem em nada a ver diretamente com o seu conteúdo, mas sim com o que vinha depois deste.

Logo que comecei a cursar a matéria de macroeconomia na Universidade Federal do Amazonas – UFAM fora apresentado a toda a turma que esta obra seria uma espécie de pedra fundamental de todo o curso, até ai tudo bem, desta maneira com o desenvolvimento do curso nos era recomendado ler capítulos na integra do livro e da mesma maneira “optativamente” fazer os exercícios encontrados no fim daqueles.

Os capítulos tinham em média algo em torno de 30 a 40 páginas, não muitas se considerarmos individualmente, porem na maioria das vezes nos era cobrado a leitura de mais de um capitulo, mas como já disse o problema não estava com a leitura, mas sim com o que vinha depois dela, os exercícios.

Os exercícios que mencionei anteriormente os quais eram “optativos” não o eram inteiramente assim, afinal já se sabia que de certeza de dois a três deles cairiam na prova, de optativos eles passaram a ser encarados pelo que os alunos chamaram de “optatórios”, não é preciso ser um gênio para saber que a palavra é uma mistura de duas outras, optativo com obrigatório.

A grande questão problemática a qual levou este livro a ser considerado por min o que até agora mais marcou na minha vida faz justamente alusão ao fato de este ter me oferecido boa parte da base teórica que possuo em macroeconomia, mas acima disso seus exercícios serem extremamente longos e trabalhosos com direito a gráficos e a achar exatamente o resultado que o autor punha como certo em sua resposta, uma verdadeira coisa de louco.

Bom, acho que fiquei louco então afinal consegui passar na matéria, fiz todos os exercícios e fui até além com alguns colegas de classe e o professor, pois conseguimos detectar um erro de fundamental importância para a obra e o sanamos para que pudéssemos prosseguir de forma conveniente.

Ao fim, é fácil compreender o motivo pelo qual esta obra fundamentalmente me marca tanto, pois é uma das poucas e seletas obras a qual me encantei não pelo amor desta, mas acima de tudo pela dor que me fez passar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com