O Mercado Profissional e o Perfil das Vagas de Trabalho Disponíveis
Por: ropellato • 29/9/2022 • Trabalho acadêmico • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 161 Visualizações
Bloco I – Perfil profissional (objetivo “a”)
1. Qual o objeto de estudo da Gestão Financeira?
O principal objeto de estudo da Gestão Financeira são as atividades financeiras, planejamento, controle, análises, afim de adotar as melhores práticas e recursos para atingir os objetivos da empresa.
2. Qual o objeto de aplicação da Gestão Financeira?
O principal objeto de aplicação é todo e qualquer tipo de empresa, seja ela privada, pública, indústria, comércio etc. Pois todas as empresas trabalham e se envolvem direta ou indiretamente com o setor financeiro.
3. Quais os conhecimentos técnicos que você entende como necessários para o exercício da função de Tecnólogo em Gestão Financeira?
São necessários conhecimentos técnicos como planejamento financeiro, controle de bens ativos e inativos, analisar oportunidades e falhas.
4. Quais os conhecimentos de outras áreas que você entende como necessários para o desempenho da função de Tecnólogo em Gestão Financeira?
São necessários conhecimentos nas áreas de Matemática para os cálculos, Língua Portuguesa e Direito para lidar com normas e documentos legais, Contabilidade e Administração para planejamento e análises, entre outros.
5. Quais as habilidades profissionais que você compreende como essenciais para o desempenho da função de Tecnólogo em Gestão Financeira?
Ter ética profissional, liderança, olhar analítico, facilidade de cálculos, integridade e motivação empresarial, estrategista, tomar decisões, calcular riscos, entre outros.
6. Quais as habilidades pessoais que você compreende como fundamentais para o exercício da função de Tecnólogo em Gestão Financeira?
Ser honesto, humilde, imparcial, flexível, educado, boa comunicação, colaborativo, empatia, responsável, assíduo, comprometido e respeitoso.
Bloco II – Mercado de trabalho (objetivo “b”)
1. Que tipo de empresas ou quais setores necessitam de um profissional formado em Gestão Financeira? Justifique sua resposta.
Toda e qualquer tipo de empresa, seja pequena, média ou grande, pública ou privada, necessita de um profissional com conhecimentos na área de Gestão Financeira. O profissional nesta área é imprescindível, pois é ele quem vai conseguir planejar, analisar e controlar se o que a empresa está fazendo está sendo eficaz e eficiente quanto à gestão dos recursos, lucratividade, sustentabilidade e se o resultado é o melhor que se pode alcançar. Estes profissionais poderão trabalhar nos setores administrativos, finanças, controles, auditorias, orçamentos, compras, entre outros. Este profissional também pode trabalhar como autônomo com prestação de serviços como consultoria e investimentos.
2. É possível o exercício profissional da Contabilidade por uma pessoa que não é formada em Gestão Financeira?
Sim. Profissionais da área da própria Contabilidade, Ciências Contábeis, Economia, Ciências Econômicas, Gestão de Finanças, entre outras formações que, mesmo não tendo o mesmo nome têm uma formação bem semelhante.
3. Quais são as principais áreas de atuação e de especialização do formado em Gestão Financeira?
O formado em Gestão Financeira poderá atuar como: analista financeiro, de investimentos, de recursos financeiros, orçamentos, planejamento financeiro, assistente ou consultor financeiro, gerente de contas, de finanças, supervisor financeiro, entre outras áreas.
Poderá se especializar em auditorias, controladorias, gestão avançada, corporativa, análises de riscos financeiros, marketing, orçamentária, entre outras especializações da área financeira.
Bloco III – Perfil das vagas de emprego (objetivo “c”)
1. Elabore um relatório sobre o perfil das vagas de trabalho para os formados em Gestão Financeira, disponíveis em sites de emprego, no LinkedIn e na sua região. Inclua no relatório as seguintes informações:
No geral:
a) setor de atuação das empresas que contratam;
b) natureza ou nível das vagas (se estágio, para auxiliar, assistente, etc.).
No específico:
a) curso superior necessário;
b) cursos de pós-graduação necessários;
c) se há a necessidade de proficiência em línguas estrangeiras para vagas específicas;
d) existem informações acerca de vagas disponíveis para profissionais autônomos?
Este relatório tem por objetivo demonstrar o perfil do profissional que empresas da região e de alguns sites de emprego exigem para suas vagas de trabalho. Para isto, foram efetuadas consultas em sites, como Google, Catho e LinkedIn.
Foi percebido uma grande diversidade de informações das atribuições/funções, como: análise, planejamento, controle, tomada de decisões, projeção de fluxo de caixa, mapeamento de desperdícios financeiros, orçamentos, entrada e saída de capital, propostas de cortes de gastos, definir metas e objetivos, negociações para investimentos, financiamentos e empréstimos, capacidade de liderar e orientar funcionários, entre tantas outras.
Foi notado também uma grande variedade de informações quanto ao setor/área que o profissional irá trabalhar, como: financeiro, vendas, recursos humanos, recrutamento e seleção, gestão de projetos, logística e cadeia de suprimentos, controller, coordenador financeiro, tesoureiro, planejamento, auditoria, entre outras.
São vários os tipos das empresas que divulgam as vagas, como empresas de telecomunicações, grupos de vendas e/ou revendas, empresas de consultorias, de logística, de investimentos, associações assistenciais de servidores públicos, ou seja, há empresas de praticamente todo tipo de ramo que necessitam de profissionais da área financeira. As exigências quanto ao nível do profissional variam muito, podendo ser Júnior,
...