O PENSAMENTO ECONOMICO CONTEMPORANEO
Por: lucian063 • 19/5/2022 • Trabalho acadêmico • 693 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Disciplina: Pensamento Econômico Contemporâneo
Professor: Marcos da Silva Fernandes
Questão 01 (2,0 pontos) – A partir teoria monetária neoclássica (marginalista) responda as seguintes questões:
- Defina a teoria quantitativa da moeda de Fisher e a sua implicação para a definição de política monetária.
R: A teoria quantitativa da moeda buscava estabilizar o nível geral de preços, por meio de determinantes do poder de compra da moeda, utilizando se da economia monetária uma ciência exata para formulação precisa, demonstração e verificação estatística.
- Para Wickesell qual seria a justificativa para o aumento de preços em uma economia? Como o banco central deveria atuar para controlar o aumento de preços?
R: O aumento de preços aconteceria justamente por uma intermediação bancária pois a taxa de juros normal aplica-se somente ao crédito entre indivíduos, no entanto os bancos não estão restritos aos seus próprios fundos alocados, pois conseguem criar crédito e realizar empréstimos, tornando a taxa de juros bancária maior ou menor que a taxa de juros normal, desestimulando a poupança e aumentando a demanda por bens de consumo, alterando o nível de preço.
Manter a taxa bancária acima da natural, aumentando o nível de poupança e desestimulando os gastos com investimento, por consequência o declínio dos gastos com investimentos reduzira a renda nacional fazendo com que os preços dos bens de consumo caiam.
Questão 02 (2,0 pontos) Keynes buscou explicar o funcionamento de uma economia capitalista através da superação da dicotomia neoclássica entre o lado monetário e real da economia. Para isto Keynes insere uma série de conceitos no pensamento econômico. Descreva o significado para a economia keynesiana dos conceitos expressos a seguir, apresentando o impacto de cada uma delas na determinação da renda de uma economia:
- Preferência pela liquidez
R: A preferência pela liquidez está correlacionada com a deflação da moeda ao longo dos anos, dos motivos para poupa-la e da relutância em se desfazer dela. Ocorre implicações mediante a isso pois com a poupança a circulação de moeda diminuiria causando diminuição nos gastos afetando também os empregos.
- Taxa de juros
R:
- Incerteza
Questão 03 (3,0 pontos) – Abaixo são apresentadas três situações hipotéticas, bastante comuns nas economias modernas. Para cada uma das questões apresente duas respostas, uma neoclássica e outra keynesiana, apresentando as possíveis causas, as consequências e quais medidas podem ser adotadas para solucionar o problema.
- Uma economia que apresenta uma baixa taxa de poupança.
- Uma economia com um alto nível de desemprego da mão de obra.
- Uma economia em que os agentes mantêm grande parte da sua riqueza na forma de moeda.
Questão 04 (3,0 pontos) – No final de 2016 o Senado brasileiro aprovou a PEC 55 estabelecendo o teto de gastos públicos no Brasil a partir do ano de 2017. Escreva um pequeno texto, à favor ou contra a PEC do teto de gastos, utilizando argumentos keynesianos ou neoclássicos .
...