O POSSIBILISMO FRANCÊS E SUA INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Por: Marco Paulo • 27/7/2017 • Ensaio • 546 Palavras (3 Páginas) • 1.291 Visualizações
O POSSIBILISMO FRANCÊS E SUA INFLUÊNCIA NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO BRASILEIRO
Herbert, Ícaro, Ingrid Pestana, Marcel Almeida, Marco Pereira
Osvaldo Martins Júnior
Geografia - História do Pensamento Geográfico
xx/07/2017
RESUMO:
O Possibilismo é uma corrente de pensamento Geográfica, oriunda da França, que teve importante influência no Brasil. Seus principais implementadores fundaram órgãos e instituíram uma nova forma de dividir o Brasil, a partir de suas características físicas e sociais, e não apenas por agricultura de cultivo, como feito remotamente. Corrente esta que opõe-se ao Determinismo Ratzeliano, e assume que o homem é um modificador do meio/natureza.
Palavras-chave: Possibilismo, Brasil, Geografia.
1 INTRODUÇÃO
Neste artigo pretendemos discutir as influências do pensamento geográfico da escola possibilista francesa no desenvolvimento da geografia como ciência no Brasil. Para que possamos entender de forma clara essa transfusão internacional de ideias, buscamos compreender, através de pesquisas bibliográficas, em qual contexto surgiu o Possibilismo na França, seus objetivos e quais suas características especiais. Logo após, analisaremos a história do pensamento geográfico no Brasil para que possamos perceber o momento em que a geografia possibilista francesa passou a nortear a geografia brasileira.
O Possibilismo teve origem na França na segunda metade do século XIX durante a Terceira Republica. Teve como seu principal empreendedor o geografo Paul Vidal de la Blache. A agitação política deste período, segundo a maioria dos autores, foi o que motivou o desenvolvimento da geografia francesa. De acordo com Moraes (19xx), para entender o processo do desenvolvimento da geografia na França “é necessário enfocar os traços gerais do desenvolvimento histórico francês no século XIX, e, em detalhe, a conjuntura da Terceira Republica e o conflito de interesses com a Alemanha”.
A Terceira Republica francesa surge numa época em que a Alemanha e a França buscam a hegemonia como potencias colonizadoras e também expandir suas fronteiras nacionais, havia entre esses dois países um choque de interesses.
Inicialmente, os alemães tiveram vantagens por já terem se debruçado sobre o conhecimento geográfico através da escola determinista de Ratzel. A Alemanha já buscava legitimar o seu colonialismo através do Determinismo e ainda venceu a guerra franco-prussiana em 1870, tomando da França territórios de grande importância econômica. Esse atraso em relação a Alemanha fez com que o estado francês apoiasse o desenvolvimento da geografia em seu país pois “a guerra havia colocado para a classe dominante francesa a necessidade de pensar o espaço, de fazer uma Geografia que deslegitimasse a reflexão geográfica alemã e, ao mesmo tempo, fornecesse fundamentos para o expansionismo francês”. (MORAES, 19XX)
...