O Pensamento Econômico
Por: brunaheming • 28/8/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 743 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
1. As obras de Marshall e de Walras deram origem às duas vertentes da microeconomia no século XX: as análises de equilíbrio parcial e de equilíbrio geral, respectivamente. Explique sucintamente a diferença entre essas duas análises.
Equilíbrio Parcial é um equilíbrio econômico desenvolvido por Marshall, onde é analisado o comportamento no mercado específico de algumas mercadorias, independente dos preços e quantidades de outros mercados. Ou seja, os preços de todos os bens substitutos e complementares do produto analisado são considerados constantes.
Equilíbrio Geral foi desenvolvido por Walras e consiste na determinação simultânea de preços e quantidades em todos os mercados (em toda a economia). Ou seja, tem como intuito explicar o comportamento da oferta, demanda e preços em uma economia constituída de vários mercados, buscando demonstrar que a relação entre oferta e demanda irá resultar no equilíbrio geral do mercado.
Dessa forma, a diferença é a análise, na qual o equilíbrio geral analisa vários mercados de forma conjunta e o equilíbrio parcial analisa apenas um mercado.
2. Para os teóricos da síntese neoclássica, o produto e o emprego variam em função de choques tecnológicos, alterações nos preços relativos, mudanças tributárias e mudanças nas preferências dos indivíduos entre renda e lazer. Esta afirmação é falsa ou verdadeira? Por quê?
Falsa, pois alterações nos preços e mudanças tecnológicas, tributárias e de preferência dos consumidores são determinantes da oferta e da demanda.
3. Segundo Keynes, o sistema econômico não pode estar em equilíbrio (com a oferta agregada igual à demanda agregada) quando há desemprego involuntário da força de trabalho. Esta afirmação é falsa ou verdadeira? Por quê?
Falsa, pois Keynes procurou demonstrar que o equilíbrio da economia em uma situação de pleno emprego era apenas uma das situações possíveis e que, na realidade, provavelmente o equilíbrio se daria em uma situação na qual houvesse desemprego no mercado de trabalho.
4. De acordo com a teoria clássica, a economia funciona no nível de pleno emprego. Qual era a explicação para o desemprego, segundo os clássicos?
Para os clássicos, a flexibilidade de preços e salários, apresenta que os salários nominais, por consequência da atuação dos sindicatos, são rígidos para baixo, isso encarece o custo da mão de obra e faz com que as empresas demandem menos trabalhadores, gerando desemprego.
5. De acordo com a teoria novo clássica, os agentes econômicos formam expectativas racionais, o que significa, entre outros aspectos, que não cometem erros sistemáticos. Faça uma síntese do pensamento novo-clássico.
De acordo com a visão novo clássica, uma política monetária no curto prazo só teria efeitos reais se não fosse prevista, pois, de outra maneira, os agente iriam atuar previamente e não existiria efeitos defasados, uma vez que o aprendizado impediria efeitos mediatos. Sendo assim, os agentes aprenderiam com a experiência, e não seria nacional o incidente de erros sistemáticos. Fundamentado nesse pensamento, foi elaborada a Hipótese das Expectativas Racionais (HER). Em sua versão fraca, afirma que os agentes estabelecem suas expectativas e atuam da melhor forma possível, utilizando as informações que estão disponíveis, não havendo
...