O Que é Ideologia Para Marx
Por: Elias Vicente Furini • 4/2/2021 • Resenha • 829 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
CAMPUS DE APLMEIRA DAS MISSÕES
DISCIPLINA DE ECONOMIA POLÍTICA A
PROFESSOR CLAUDIO JOSÉ SILVA LEÃO
Acadêmico: Elias Vicente Furini
Matrícula: 2016510323
Atividade à distância desenvolvida com base nas Instruções Normativas nº02/2020 e nº03/2020 e respaldada pelo Colegiado de Curso de Ciência Econômica de Palmeira das Missões, devido às externalidades do Coronavírus Covid-19.
Data: 14/11/2020
Aula em questão: Fichamento 3: O que é ideologia para Marx ?
Resenha
O vídeo traz a ideia de explicar o que Karl Marx pensava e definia sobre ideologia. O apresentador Mauro Iasi fez uma explicação completa no debate, porém poderia ter sido mais direto nas explicações e não precisaria ter ficado uma hora e trinta e dois minutos pra fazer o vídeo que acredito que seria muito bem explicado em no máximo 20 vinte minutos. Outra crítica é ter envolvido o governo do presidente atual para expor sua ideologia (ou consciência de classe para Marx) onde para mim fica marcado como polarização política. Abaixo tem um resumo sobre o assunto do vídeo sobre Marx.
O termo ideologia, em sua gênese, no início do século XIX, designava um estudo científico das ideias, como elas se formam e que fenômenos incidem para isso, pesquisa empreendida pelo pensador Destutt de Tracy. No mesmo período histórico, Karl Marx cunhou uma conceituação crítica do termo ideologia, designando-o como uma falsa consciência sistematizada da realidade social, política e econômica, cujo objetivo é perpetuar a dominação da classe burguesa sobre trabalhadores por meio do falseamento da realidade.
Marx, assim como Napoleão, era crítico à concepção de Destutt. Para Marx, os ideólogos promoviam uma subversão entre a realidade e o pensamento, submetendo aquela a este, isto é, invertendo a relação, de modo que os fatos se adequassem às ideias, e não as ideias aos fatos. Karl Marx, um dos três principais autores da sociologia clássica (junto a Èmile Durkheim e Max Weber), elaborou uma definição peculiar de ideologia. Em seu livro A ideologia alemã, lançado em 1846, Marx aponta a ideologia como uma falsa consciência da realidade. Para ele, ela é um instrumento de ocultamento da realidade utilizado pela classe dirigente para sobrepor-se às demais classes com a aquiescência delas.
Para o marxismo, a ideologia não é uma invenção arbitrária do cérebro; ela é o reflexo da condição material da classe do pensador, a qual já está enraizada em sua mente. Não é, portanto, um fenômeno individual que depende dos caprichos do pensador. Ela é imposta à mente pela realidade, isto é, pela situação de classe do homem que pensa.
O monopólio da produção intelectual e cultural pela classe dominante permitiu que ela manipulasse, a seu favor, a valoração dos fatos de maneira sistemática, assim, as suas ideias prevaleceram e foram interiorizadas pelos demais, ainda que para eles colocá-las em prática não representasse os mesmos benefícios. Por exemplo, numa sociedade capitalista com uma classe dirigente burguesa, as ideias dessa elite política e econômica sobre jornada de trabalho, salários e produtividade são também assimiladas por boa parte dos trabalhadores, que serão, em alguma medida, prejudicados por elas. Assim, a ideologia seria uma legitimadora de desigualdades e da dominação de um pequeno grupo sobre grandes populações.
...