O Que é Consultoria Economica Familiar
Resenha: O Que é Consultoria Economica Familiar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fagundes68 • 22/5/2013 • Resenha • 600 Palavras (3 Páginas) • 561 Visualizações
O Que é Consultoria Economica Familiar
Recentemente participei de uma entrevista em uma rádio comunitária em meu bairro, e os locutores, a certa altura da entrevista, fizeram-me perguntas de natureza jurídica, associadas à defesa do consumidor. Respondi até onde meu conhecimento permitia, salientando que estas perguntas seriam mais bem respondidas por advogados e especialistas do Procon. Foi proposto um retorno, pois a entrevista teve uma boa repercussão na audiência.
Como houve uma confusão de atribuição, vale a pergunta: O que é Consultoria Econômica Familiar?
A Consultoria Econômica Familiar atua no comportamento dos indivíduos frente ao consumo e no trato de suas finanças. Segue o mesmo princípio da Consultoria Empresarial, diferindo apenas no objetivo final.
Enquanto a primeira objetiva o equilíbrio financeiro a segunda objetiva o lucro da empresa.
A Consultoria Empresarial atua diretamente na administração para que haja uma otimização da produtividade, atingindo assim o lucro desejado , diminuir ou estancar perdas, dentro de um período fiscal.
A Consultoria Familiar usa as mesmas ferramentas, contudo não atua só nas questões das dívidas, como podem pensar; ela atua em todo o sistema das rotinas familiares.
É comum o conceito que as pessoas têm que só conseguirão resolverem seus problemas financeiros se tiverem ou conseguirem muito dinheiro. Razão por que fazem empréstimos com freqüência. A Consultoria Econômica Familiar desfaz este mito.
O consultor, além de ajudar a organizar as finanças, mostra caminhos e orienta a família em relação a seus hábitos improdutivos que levam ao desperdício e gastos desnecessários.
Orienta e ensina o planejamento financeiro familiar, ajuda na elaboração de um plano de ação para eliminação das dívidas e também a elaborar um plano de metas para um crescimento econômico dentro de um prazo definido.
Orienta também como usar os órgãos públicos de defesa do consumidor e dá informações sobre seus direitos em caso de abusos contra o consumidor.
Vale lembrar que o Consultor Financeiro Familiar não é um especialista em leis, não é advogado, portanto não é um defensor.
Também orienta sobre poupança, armazenamento doméstico e investimentos, bem como possíveis alternativas de aumento de renda, tendo por base as aptidões e talentos da família.
Não decide nada pela pessoa ou pela família. É a pessoa que tem por responsabilidade agir por si mesma e tomar as decisões que achar adequada.
O consultor só dará as informações e orientações se, e somente se, o consultado decidir seguí-las com disciplina e concordar com orientação dada.
Para isso há que se ter confiança mútua, respeitar os hábitos e cultura do consultado e orientá-lo de acordo com seus objetivos.
Tanto a Consultoria Empresarial como a Familiar, incentiva a sinergia, a cooperação e a coordenação para a conquista de um objetivo, seja o lucro ou o equilíbrio financeiro.
Um dos aspectos mais positivos da Consultoria Econômica Familiar é que ela busca a união familiar para atingir um objetivo comum a todos: o equilíbrio financeiro e
...