O Racionalismo Teoria
Por: mariiasilvam • 28/8/2023 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 70 Visualizações
Caracterizar o racionalismoTeoria que se baseia na razão e nas ideias inatas e é um conhecimento a priori. 2. Caracterizar o empirismoTeoria que se baseia na experiência sensível (uso dos sentidos) e nas ideias adventícias (segundo Descartes) e é um conhecimento a posteriori. 3. Distinguir conhecimento a priori de a posterioriOrigem/Fonte4. Compreender em que medida dogmatismo se opõe a ceticismoPossibilidade(Será possível atingir o conhecimento?)Dogmatismo → Defende que é possível atingir o conhecimento
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simples para os compreendermos melhor.-Síntese → Depois de divididos os problemas, devemos ordená-los do mais simples para o mais complexo.-Enumeração → Por fim, devemos proceder a uma enumeração completa doproblema para nos certificarmos de que não houve qualquer omissão.6. Distinguir intuição de dedução A res cogita chega-nos a partir da intuição, a res divina e a res extensa são obtidas a partir da dedução. Por intuição não pelos sentidos mas o conceito da mente pura e atenta tão fácil e distinto que nenhuma dúvida nos fica acerca do que compreendemos pela razão;Dedução, por ela entendemos o que se conclui necessariamente de outras coisas conhecidas com certeza. Foi errado proceder assim, porque a maior parte das coisas são conhecidas com certeza, embora não sejam em si evidentes, contanto que sejam deduzidas de princípios verdadeiros, e já conhecidos (…).Uma dedução é um encadeamento de intuições.7. Compreender as razões que justificam a dúvida CartesianaA dúvida cartesiana- O primeiro passo na procura da verdade consiste em partir de um ceticismo provisório para assegurar a inexistência de erros.Descartes duvida:-dos sentidos → porque já nos iludiram no passado;-do conhecimento anterior → porque inúmeras vezes se mostrou errado;-do mundo físico → pois, tal como os sonhos, pode ser uma ilusão.Quando sonhamos, misturamos diversas experiências do mundo físico, que, mesmo que sejam enganosas, se baseiam na existência de um mundo exterior. Desta forma, as realidades físicas deveriam existir.PORQUE DÚVIDA DESCARTES DO MUNDO FÍSICOS?NOTA: É errado chamar cético a Descartes, ele usa a dúvida, até chegar à verdade. → ceticismo provisório Descartes é dogmático - ele acredita que é possível atingir o conhecimento.A hipótese do gênio maligno- Nada nos garante que todas as ideias que temos do mundo exterior não sejam obra de um ser mal-intencionado que nos ilude com perceções inexistentes.- Não temos forma de saber se as realidades sensíveis existem de facto.- Não podemos sequer ter a certeza da existência do nosso corpo.A dúvida de Descartes vai até às últimas consequências. Procura eliminar toda apossibilidade de erro. Este é o ponto de partida para o primeiro conhecimento
seguro.DÚVIDA↓Recusar todas as crenças em que se note a mínima suspeita de incerteza;↓É o instrumento da luz natural ou razão, posto ao serviço da verdade;↓Razões que justificam a dúvida- Por causa do preconceito dos juízos precipitados que formulamos na infância;- Porque os sentidos são muitas vezes enganadores: convém fazer de conta que nos enganam sempre;- Porque não dispomos de um critério que nos permita discernir o sonho da vigília;- Porque alguns seres humanos se enganam nas demonstrações matemáticas;- Porque pode existir um Deus enganador, ou um génio maligno, que sempre nos engana.↓Esta hipótese equivale a admitir que o entendimento humano é de tal natureza que se engana sempre, mesmo quando pensa em captar a verdade.8. Efetuar uma caracterização da dúvida cartesiana-Sistemática → A dúvida põe em causa, de forma universal, tudo o que possa gerar a mínima incerteza.-Hiperbólica → Assume como falei tudo o que seja duvidoso. Nenhuma realidade é imune à dúvida, nem o próprio sujeito.-Metódica → É um método utilizado para vencer o ceticismo.-Provisória → Depois de cumprido o papel da dúvida, ela vista ultrapassar o ceticismo e chegar à primeira certeza. 9. compreender a importância do cogitoCógito cartesiano é a primeira verdade inabalável,
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