O conceito de economia
Tese: O conceito de economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisnunes20 • 22/5/2014 • Tese • 549 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Conceito de Economia
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.
O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para a produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre indivíduos.
Ela estuda as formas de comportamento humanos resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las. Assim sendo, esta ciência está intimamente ligada à politica das nações e a vida das pessoas, sendo que uma das suas principais funções é explicar como funcionam os sistemas econômicos e as relações dos agentes econômicos, propondo soluções para os problemas existentes.
A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir. Cada vez mais, esta ciência é aplicada a campos que envolvem pessoa em decisões sociais, como os campos religiosos, industrial, educação, politica, saúde, instituições sociais, guerra, etc.
Microeconomia e macroeconomia são os dois grandes ramos da economia. A microeconomia estuda as varias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconômicos observando uma economia como um todo.
Evolução Histórica da Economia
A primeira fase do desenvolvimento da história da economia se dá por volta de 12 a 4 mil anos a.C., que foi o período mais longo da civilização humana conhecido como economia natural e se caracteriza por:
- Desenvolvimento da agricultura. Este avanço permitiu ao ser humano ter uma vida menos dependente da natureza. Não necessitava mais coletar frutos, vegetais e raízes.
- A domesticação dos animais também colaborou com a melhoria na qualidade de vida. Aliada a agricultura, a domesticação dos animais permitiu ao homem um aumento significativo à quantidade de produção de alimentos.
- Em decorrência do desenvolvimento da agricultura e domesticação dos animais, o ser humano deixou de ser nômade (sem moradia fixa) para tornar-se sedentário (com moradia fixa). Este fato permitiu o desenvolvimento das primeiras comunidades (tribos, aldeias, vilas e cidades). Estas primeiras comunidades desenvolviam-se às margens de rios e lagos. Além de suprir as necessidades básicas, a água assumia uma nova função na vida dos homens: irrigar o solo para o plantio.
- Com o aumento na produção de alimentos, criou-se a necessidade de armazenamento. No Neolítico ocorreu um grande desenvolvimento da arte cerâmica.
- Nas primeiras comunidades que se formavam, a organização do trabalho tornou-se necessária. Os homens ficaram encarregados da caça, pesca e segurança (função militar de proteção). As mulheres ficaram com as tarefas de cuidar dos filhos, da agricultura e do preparo dos alimentos.
- Com o aumento da produção ocorreu a geração de excedentes. Além de armazenarem para os períodos de maior necessidade, os homens começaram a trocar estes produtos com outras comunidades. Foi o início da economia de trocas.
Com
...