O conceito de economia
Artigo: O conceito de economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valmf • 13/9/2014 • Artigo • 404 Palavras (2 Páginas) • 534 Visualizações
Economia
Economia é uma ciência que estuda os processos deprodução, distribuição, acumulação e consumo de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança.
No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade.
O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.
Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis.
Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.
A ciência econômica tenta explicar o funcionamento dos sistemas econômicos e as relações com os agentes econômicos (empresas ou pessoas físicas), refletindo sobre os problemas existentes e propondo soluções.
A investigação dos principais problemas econômicos e as tomadas de decisão baseiam-se em quatro questões fundamentais sobre a produção: “O que produzir?”, “Quando produzir?”, “Que quantidade produzir?”, “Para quem produzir?”.
Microeconomia e macroeconomia são os dois grande ramos da economia. A microeconomia estuda as várias formas de comportamento nas escolhas individuais dos agentes econômicos, enquanto a macroeconomia analisa os processos microeconômicos observando uma economia como um todo.
Oferta x Demanda
Oferta
: "A oferta de determinado produto é definida pelas várias quantidades que os produtores estão dispostos e aptos a oferecer ao Mercado, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo.”
Demanda ou Procura
: "A procura de determinado produto é determinada pelas várias quantidades que os consumidores estão dispostos e aptos a adquirir, em função de vários níveis possíveis de preços, em dado período de tempo.”
Equilíbrio em um Mercado Competitivo
É chegado o momento de juntar os dois lados do mercado, o da oferta
e o da demanda, a fim de ver de que maneira o preço e a quantidade de
equilíbrio são determinados. Nossa atenção estará voltada somente aos
mercados do tipo competitivos, que são aqueles em que existem muitos
compradores e vendedores, de forma tal que nenhum deles, agindo
individualmente, consegue exercer influência significativa sobre os preços
e quantidades praticados no mercado.
Existirá equilíbrio estável em um mercado de concorrência perfeita
quando o preço corrente de mercado tende a ser mantido, se as condições
de
...