O conceito de economia
Seminário: O conceito de economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marrivasquez • 18/9/2014 • Seminário • 741 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Conceito de Economia
A economia é definida como a ciência social que estuda de que a sociedade decida empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. É a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos escassos.
Como ciência social, o estudo da teoria econômica pertence ao campo das ciências humanas. Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção, como a mão de obra, terra capital, matérias primas, entre outros.
Tem-se, então um problema de escassez: recursos limitados contrapondo-se a necessidades humanas ilimitadas. Em função da escassez de recursos, de toda a sociedade tem de escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva entre os vários grupos da sociedade.
Curva de possibilidade de produção (Ou curva de transformação)
A curva expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.
Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
Devido à escassez de recursos, a produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados.
Precursores da teoria econômica
Antiguidade
Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à economia aparecem no trabalho de Aristóteles. Seus estudos sobre os aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Já Platão e Xenofonte, sendo esse último aparentemente cunhou o termo economia, no sentido de gestão de bens privados.
Mercantilismo
Foi a primeira escola mercantilista. O mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Considerava-se que o governo de um pais seria mais forte e mais poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso a política mercantilista acabou estipulando guerra.
Fisiocracia
A fisiocracia surgiu como reação ao mercantilismo. A fisiocracia sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema e tudo o que fosse contra ela seria derrotado. A função do soberano era servir de intermediário para que as leis da natureza fossem cumpridas.
Adam Smith (1723-1790)
Para Adam o papel do Estado na economia deveria corresponder apenas a proteção da sociedade contra eventuais ataques a criação e a manutenção de obras e instituições necessárias, mas não a intervenção nas leis de mercado e, consequentemente, na própria economia.
David Ricardo (1772-1823)
David é outro expoente do período clássico. Partindo das ideias de Smith, desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analógico.
John Stuart Mill (1806-1873)
John
...