O conceito de economia
Ensaio: O conceito de economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Annezitalima • 25/9/2014 • Ensaio • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 334 Visualizações
1) A partir do problema da escassez, desenvolva uma definição de “economia” e dê um exemplo de cada um dos “Problemas Econômicos Fundamentais”?
O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.
• O que e quanto produzir? Considerando a escassez dos recursos de produção, terá de se escolher, dentre as possibilidades de produção, quais produtos deverão ser produzidos e em que quantidade deverão ser.
• Como produzir?A escolha será sobre os métodos mais eficientes, prevalecendo o que tiver o menor custo de produção e aquele que atenda mais eficazmente às demandas ambientais.
• Para quem produzir? A sociedade decidirá, também, como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção.
2) Assinale quais dos exemplos abaixo indicam o custo de oportunidade da educação universitária paga pelo próprio estudante:
a) a taxa de matrícula e as mensalidades;
b) a renda que ele ganharia caso estivesse trabalhando e não estudando;
c) as despesas com livros e material didático;
d) os juros pagos pelo empréstimo realizado para financiar os estudos;
e) outros cursos ao invés do curso escolhido.
3) Como os conceitos de “Custo de Oportunidade” e de “Curva de Possibilidades de Produção” (CPP) podem ser explicados a partir da necessidade de se escolher entre o emprego de diferentes fatores/recursos?
A Curva de possibilidades expressa a capacidade máxima de produção da sociedade,supondo pleno emprego dos recursos ou fatores .Se ilustra como escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade,que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
O custo de oportunidade é deixar de produzir parte de um determinado bem ,para produzir mais de outro bem.
4) Caso X e Y sejam dois bens complementares entre si, qual o efeito provocado na demanda de Y quando o preço de X diminui, mantendo–se tudo o mais constante?
Se tratando de bens complementares, a demanda não irá alterar, devido a dependência do X .
A demanda permanecerá constante.
4.1) Mas, se X e Y forem bens substitutos, qual o efeito provocado na demanda de X quando o preço de Y diminui, mantendo–se tudo o mais constante?
Em caso de bens substitutos, a demanda de X diminuirá.
4.2) Sendo Z um bem inferior, qual o efeito provocado no seu consumo quando a renda disponível dos consumidores aumenta, dado que houve uma queda no preço de X, que é um bem normal?
Sendo um bem inferior ,o seu consumo diminui conforme o rendimento da população aumenta,sendo trocado por outro, no caso, o bem X que é um bem normal e houve queda no seu preço.
5) Entre os principais autores do Pensamento Econômico estão Adam Smith, David Ricardo, Karl Marx, Alfred Marshall e J. M. Keynes. A partir do que foi apresentado em nosso curso, a presente a principal contribuição de cada um destes autores?
Adam Smith: sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica, para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver sem a intervenção do estado.
David Ricardo: Sua principal contribuição foi o princípio dos rendimentos decrescentes, devido a renda das terras. Tentou deduzir um teoria do valor a partir da aplicação do trabalho.
Karl Marx: defendia a ideia de Mais-valia que é uma expressão do âmbito da Economia, criada por ele que significa parte do valor da força de trabalho realizada por um determinado trabalhador na produção e que não é remunerado pelo patrão da devida forma.
Alfred Marshall: O método mais importante de Marshall, o qual influenciou boa parte dos economistas ingleses posteriores, consistia em utilizar a Matemática aplicada como meio de investigação e análise de fenômenos econômicos, e o raciocínio lógico e as aplicações práticas (isto é, a aplicação a partir de fatos reais) como meio de exposição desses mesmos fenômenos. Assim, considera-se que seu método analítico-matemático foi uma de suas maiores contribuições para a moderna Ciência Econômica.
J.M. Keynes: A sua principal
...