O conceito de gestão financeira
Relatório de pesquisa: O conceito de gestão financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: unopardeibotiram • 16/10/2014 • Relatório de pesquisa • 966 Palavras (4 Páginas) • 282 Visualizações
Conceito de Gestão Financeira
A gestão financeira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, ao qual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa. Visa tornar a estrutura financeira organizada e equilibrada, de modo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. Isso por meio de uma estratégia financeira, que tem a função de obter e assegurar que a soma dos resultados seja o mais elevado possível, visto que a empresa necessita que se compre, produza e venda, para se mantiver em atividade. Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle de recursos financeiros de forma a garantir, por um lado, a estabilidade das operações da organização e, por outro a rentabilidade. Portanto, a maior importância da gestão financeira em qualquer organização é certificar que a empresa saiba de quanto dinheiro vai necessitar, como obter o dinheiro de que necessita e como deve empregar esse dinheiro para alcançar os seus objetivos de forma ética, responsável e sustentável. É impossível uma organização sobreviver sem uma gestão financeira apropriada.
FLUXO DE CAIXA
Existem vários fatores que afetam o fluxo financeiro de uma empresa, desde um cenário econômico "sombrio" em mundo globalizado, como o que passamos recentemente, com altas taxas de juros e cortes de créditos, até mesmo os prazos obtidos com fornecedores e concedidos a clientes. Por estas razões e muitas outras é que se torna fundamental a adoção do "Fluxo de Caixa" como instrumento de controle e também como base para tomada de decisões.
O Fluxo de Caixa, pode ser utilizado tanto como ferramenta de gestão operacional (curto prazo), como uma forma de gestão estratégica (médio e longo prazo) fazendo uma projeção futura de entradas e saídas de recursos financeiros, por um determinado período.
O seu objetivo, dentre vários, é: ajudar no planejamento estratégico da empresa, controle do dinheiro que entra e sai, prever períodos em que haverá sobras de caixa ou necessidades sobre buscar fontes para financiar as necessidades de caixa, evitar o descasamento de datas entre pagamentos e recebimentos e planejar uma possível aquisição de equipamentos e etc.
Para a montagem da projeção do fluxo de caixa devemos considerar os seguintes dados:
Entradas
Vendas à Vista;
Vendas à prazo (duplicatas, cheques pré-datados e cartão de crédito);
Venda de Imobilizado (observar se não irá prejudicar as operações da empresa);
Empréstimos e/ou financiamentos junto à Bancos
Juros Recebidos de clientes;
Rendimentos de aplicação financeira;
Aumento de capital.
Saídas
Distribuição dos lucros;
Pró-labore;
Pagamentos de juros a fornecedores;
Aquisição de equipamentos (Capital de Giro por Capital Fixo);
Compra à Vista;
Pagamento de Fornecedores;
Impostos;
Despesas Operacionais (Folha de pagamento, aluguel, água, luz, telefone, honorários).
O fluxo de caixa quando gerado com eficiência é uma poderosa ferramenta para os gestão de negócios, as informações devem ser detalhadas, o gestor deve ter domínio do ciclo operacional da empresa e também é fundamental a implantação de controles auxiliares.
Pode ser usado por empresas de qualquer porte, lembre-se que é uma ferramenta de gestão que pode lhe dar suporte para decisões futuras com base nos dados atuais, desde que estes números sejam reais e atualizados religiosamente.
O controle
...