O conceito e a importância das finanças em um contexto de negócios
Tese: O conceito e a importância das finanças em um contexto de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mayksikorski • 16/10/2014 • Tese • 2.606 Palavras (11 Páginas) • 295 Visualizações
1.2 Deveres e Obrigações
¬ O conceito e a importância das finanças no contexto empresarial têm assumido um papel preponderante, deixando de ser apenas um centro de apuração de resultado e análise de contas a pagar/contas a receber, para torna-se um ponto de fator crítico de sucesso. A área financeira é responsável por viabilizar a atividade fim da empresa através da alocação de recursos. É na nesta área que as análises, decisões e direcionamento dos recursos da empresa são definidos.
A ótica de atuação do setor financeiro se resume em uma integração da obtenção de recursos, utilização destes e por fim controlá-los. Essa integração visão trazer duas respostas a empresa:
• Controle estável da operação: É essencial que o custo necessário para a operacionalização do negócio (estoque, por exemplo) tenha estabilidade de forma a permitir que os compromissos e demandas não sofram impactos.
• Rentabilidade: Toda empresa com fim lucrativo deve ter sua atenção voltada para a rentabilidade da operação, caso a empresa não seja rentável não tem porque permanecer operando. Esta análise é realizada, levantada e acompanhada pelo setor de finanças da empresa (independente do seu tamanho ou complexidade)
Assim como todo setor dentro da empresa, a gestão financeira possui objetivos claros, definidos e mensuráveis. Segue abaixo os principais:
Permitir que a empresa conseguisse uma boa estrutura financeira e econômica de modo que o curto prazo, o médio prazo e o longo prazo não possuam riscos derivados da má administração financeira.
É necessário avaliar as aplicações, rentabilidades e custos dos períodos visando buscar o ponto de equilíbrio.
A operação da empresa não pode parar. A área financeira é responsável direta para a manutenção desta estrutura e criar condições para viabilizar investimentos para aumentar a receita.
Os capitais de terceiros e o capital próprio devem produzir receita (rentabilidade), isso deve ser um dos focos da gestão financeira. Avaliar o resultado.
Os princípios financeiros sempre são aplicados em algum momento seja em uma empresa familiar ou de grande porte. Os micros mercados, por exemplo, é um nicho em que grande parte da população tem atuado.
Em algum momento, estamos pré-dispostos a vender ou comprar algo e um fator determinante no cenário financeiro é o preço. Se o preço está elevado, a compra diminui. Esses princípios simples são de grande valia para o ajuste do mercado competitivo.
A teoria nos ensina a procurar sempre a melhor forma de alocação de recursos; à medida que os administradores financeiros tomam decisões corretas e fundamentadas passam a melhoras a "saúde financeira" da empresa.
O foco passa a ser encontrar a melhor e mais barata fonte de fundos, para maximizar o valor investido. A combinação de investimentos também faz parte deste cenário.
1.3 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.
De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.
O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.
Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.
Para fazermos uma análise financeira, projetamos o Fluxo de Caixa para um ano e totalizamos as informações anuais.
1.4 Principais Decisões de Investimento
As empresas que visam obter lucro possuem um planejamento, para as decisões de investimentos que são de grande importância, sendo consideradas propostas atraentes aquelas que oferecem um retorno superior ao capital que foi aplicado pelos proprietários de ativos. A avaliação das propostas de investimento abrange o dimensionamento dos fluxos de caixa, avaliação econômica, a taxa de retorno requerida e introdução ao risco.
Tipos de Investimentos
Podemos descrever os tipos de investimentos como:
- Investimentos economicamente independentes:
Aqueles que a sua aceitação não provoca a desconsideração dos outros, do mesmo modo não causa influência nos custos e receitas de outras propostas, se enquadrarão neste tipo se ocorrer duas situações concomitantemente, quando a possibilidade de implementação física e os benefícios gerados não influenciarem aos demais projetos.
- Investimentos com restrição orçamentária: limitam a escolha a ser feita, pois a aceitação de um causa a rejeição do outro, porque os recursos orçamentários demandados são acima do alcance da empresa.
- Investimentos economicamente dependentes: onde temos os casos de (i) a aceitação de um influencia negativamente em outro, no evento de reduzir a rentabilidade chamamos de substituto, (ii) a aceitação influencia positivamente,esses titulados de complementares, (iii) a aceitação de um depende da aceitação do outro.
- Investimentos mutuamente excludentes: quando ocorrem propostas semelhantes (ex: aquisição de uma máquina, orçamentos em lojas distintas), a aceitação de um extingue completamente o outro.
- Investimentos com dependência estatística: quando opera no mesmo segmento de mercado, tendo os mesmos fatos externo.
1.5 Principais Tipos de Orçamentos
A. Orçamento Estático
Objetivo: É focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças.
Aplicabilidade: Funções
...