O impacto da globalização nas mudanças no recurso estratégico
Artigo: O impacto da globalização nas mudanças no recurso estratégico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuciSi • 21/5/2014 • Artigo • 439 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
O mundo em que vivemos esta passando por constantes mudanças com a globalização e a constante inovação tecnológica na era digital e da informação, todos os dias novas tecnologias chega ao mercado o que era novo hoje amanha é ultrapassado. E vivemos em um mundo cada vez mais conectado, com a globalização, a integração entre pais mudou o que conhecíamos como fronteiras um produto desenvolvido e fabricado por uma empresa do outro lado do mundo pode ser uma ameaça as empresas locais, a inovação virou questão de sobrevivência. Considerarmos que vivemos numa época de turbulência e de mudança, cujo ritmo intenso ameaça a sobrevivência de praticamente todas as empresas que não forem capazes de transformar o seu estilo de gestão e métodos de trabalho.
Fala-se de mudança, a propósito da concorrência acrescida pelas empresas, da desorganização dos grandes espaços económicos mundiais, da aceleração tecnológica, tudo factores que obrigam a repensar a definição da missão, atividades e mercados das empresas, a sua organização e processos de gestão, os sistemas de informação etc.
Impõe-se que estes modifiquem a sua linha de ação, num esforço de renovação e ajuste rápido. Devem estar conscientes de que apenas podem apoiar-se numa única certeza: a mudança será a constante a considerar. As empresas devem elaborar projetos com soluções concretas, definir critérios de prioridades, promover ações e iniciativas de desenvolvimento sócio-económico mediante uma formação interdisciplinar e multifacetada, em vista a uma intervenção prática/funcional e positiva na sociedade.
O mundo empresarial está a ser afectado por tendências poderosas que obrigam as empresas a reinventarem-se a si próprias. Estamos a assistir a uma incontestável alteração do recurso estratégico: as pessoas assumem na sociedade de informação um papel vital e crucial.
A informação, o conhecimento, a criatividade, o sentido de oportunidade, são recursos estratégicos nesta era que assumem uma redobrada importância.
A empresa só pode aceder com sucesso a esses bens através das pessoas. Assim, o pressuposto básico da empresa reinventada é que as pessoas são o seu bem mais escasso e precioso, que constituem a pedra angular da competitividade de qualquer organização. É hoje também preocupação das empresas a sua saúde e a forma física dos seus colaboradores. Estas descobriram que ao ser simultâneamente pró-pessoas e pró-lucros estão a encaminhar-se para a via certa em direcção à excelência.
Paralelamente, assistimos hoje a uma incontestável perda de importância dos níveis intermédios de gestão; os gestores e dirigentes intermédios estão a perder a corrida da produtividade a favor da tecnologia inteligente. As estruturas hierárquicas assentes nestes gestores estão a despedaçar-se, dando origem a um vasto dispositivo de redes, de equipas pluridisciplinares, e de pequenos grupos, estruturas que em grande parte se gerem a si próprias.
...