O mercado mundial de petróleo
Artigo: O mercado mundial de petróleo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: catiabia3 • 4/1/2015 • Artigo • 312 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
O efeito da queda do petróleo no preço em bomba será ainda mais diluído com o aumento da carga fiscal sobre os combustíveis, prevista para 2015. A indústria petrolífera estima que o preço final pode subir mais de quatro cêntimos por litro, só por via fiscal, antecipando que os aumentos podem variar entre os cinco e 6,5 cêntimos por causa do aumento de incorporação de combustível verde na gasolina e no gasóleo.
São cada vez maiores os sinais de aumento da produção em países como a Rússia e o Iraque. E também cada vez mais os dados económicos pouco animadores para as economias da Europa e da China. Este desequilíbrio crescente entre oferta e procura está a levar os preços do crude a mais uma sessão – a primeira do novo ano – em forte queda. O petróleo do Mar do Norte, negociado em Londres, está a cair mais de 2% e negociou na casa dos 55 dólares por barril, mínimos de cinco anos e meio.
Um novo ano mas “estamos a ver mais do mesmo” no mercado petrolífero, diz à Bloomberg John Kilduff, especialista em mercados energéticos ligado ao fundo Again Capital LLC. “Os dados PMI [índices avançados de atividade económica] da China e da Europa sinalizam uma procura cada vez menor, numa altura em que há cada vez mais fornecimento”, acrescenta o especialista. John Kilduff assinala que a Rússia, numa tentativa de produzir mais para compensar o efeito de queda do preço, está a atingir quotas de produção inéditas desde a queda da União Soviética.
Pelas 15h45 de Lisboa, o preço do crude Brent, negociado na ICE de Londres, descia 2,27% face ao fecho de quarta-feira, 31 de dezembro. Cotava nos 56,08 dólares, depois de nesta sessão ter chegado aos 55,48 dólares, um mínimo de maio de 2009. Em Nova Iorque, a tendência era semelhante: o barril descia 0,69% para 52,90 dólares.
...