Operadores Aritméticos
Seminário: Operadores Aritméticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 30030030 • 20/10/2014 • Seminário • 1.034 Palavras (5 Páginas) • 185 Visualizações
Capitulo 2
Operadores aritméticos:
C oferece cinco operadores aritméticos binários (que operam sobre dois operandos) e um operador aritmético unário (que opera sobre um operando). São eles:
+ soma, - subtração, * multiplicação, /divisão, % modulo.
Unário
- Menos unário
Esses operadores trabalham com quaisquer tipos de dados, inteiros ou ponto flutuante e executam as operações aritméticas básicas. As operações de soma, subtração, divisão e multiplicação são usadas do mesmo modo que na aritmética.
Precedência
A precedência de operadores indica qual operador deverá ser executado primeiro.
Nos primeiros anos escolares já aprendemos que a multiplicação e a divisão tem precedência sobre a soma e a subtração. Quando o número de operadores conhecidos começa a aumentar, notaremos a necessidade de uma tabela de precedência.
Operadores tem uma regra de precedência e de associativa que determinam exatamente como a expressão é resolvida.
Operador menos unário: -
O operador menos unário é usado somente para indicar a troca do sinal algébrico do valor associado. Pode também ser pensado como o operador que multiplica seu operando po -1.por exemplo:
X = - 8
X= - x
Operador de endereços
A linguagem C oferece um operador que opera sobre o nome de uma variável e resulta o seu endereço.O operador de endereços é referido pelo símbolo &.
A memória de qualquer computador é uma sequência de bytes. Cada byte armazena um de 256 possíveis valores. Os bytes são numerados sequencialmente. O número de um byte é o seu endereço (= address).
Cada objeto na memória do computador ocupa um certo número de bytes consecutivos. No meu computador, um char ocupa 1 byte, um int ocupa 4 bytes e um double ocupa 8 bytes
Cada objeto na memória do computador tem um endereço. Na maioria dos computadores, o endereço de um objeto é o endereço do seu primeiro byte. Por exemplo, depois das declarações
char c;
int i;
struct {
int x, y;
} ponto;
int v[4];
os endereços das variáveis poderiam ser
c 89421
i 89422
ponto 89426
v[0] 89434
v[1] 89438
v[2] 89442
(o exemplo é fictício). O endereço de uma variável é dado pelo operador &. (Não confunda esse uso de "&" com o operador lógico and, que em C se escreve "&&".) Se i é uma variável então &i é o seu endereço. No exemplo acima, &i vale 89422 e &v[3] vale 89446.
Exemplo: O segundo argumento da função de biblioteca scanf é o endereço da posição na memória onde devem ser depositados os objetos lidos no dispositivo padrão de entrada:
int i;
scanf( "%d", &i);
A função scanf()
Permite a leitura formatada:
scanf(<formato>, <arg1>,...<arg2>)
Lê caracteres da entrada, e interpreta-os de acordo com o formato e guarda o resultado nos argumentos
scanf("%d %f",&n,&x);
%d indica que n é inteiro e que a sequência de caracteres deve ser interpretada como a representação do inteiro na base 10
%f indica que x é do tipo float
O operador & indica que nos referimos ao endereço das variáveis x e n em vez do seu valor, isto é, para a função scanf() tem que se passar sempre como parâmetros os endereços das variáveis para se saber onde colocar os valores lidos.
Sintaxe
Conversão automática de tipos
Quando constantes, variáveis e funções de tipos diferentes são misturados em uma expressão, elas são todas convertidas para o tipo do operando maior. Isto é feito operação a operação, de acordo com as seguintes regras:
1) Todos os operandos dos tipos char e short int são convertidos para int. Todos os operandos do tipo float são convertidos para double.
2) Para todos os pares de operandos envolvidos em uma operação, se um deles é long
...