Organizações Internacionais, HERZ, M. HOFFMAN
Resenha: Organizações Internacionais, HERZ, M. HOFFMAN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolxox • 12/11/2014 • Resenha • 287 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
Fichamento – Organizações Internacionais, HERZ, M.; HOFFMAN
O primeiro capítulo do livro de Herz e Hoffmann, foca nas questões teóricas e começa por definir as organizações, tanto as intergovernamentais (OIGs), quanto as organizações não-governamentais internacionais (ONGIs), e os mecanismos de estabilidade do sistema internacional, em seguida fazendo uma introdução histórica das OIs modernas.
Os principais papéis das OIs: Para as autoras, o papel das mais importantes organizações internacionais seria o de assegurar uma certa governança global, o que indica a apreciação da perspectiva teórica que percebe nas organizações a possibilidade de serem atores na arena internacional, ainda que com relativa autonomia, apesar da possibilidade dessas organizações serem usadas como instrumentos da política externa dos Estados.
Os antecedentes das OIs modernas: A origem das organizações internacionais contemporâneas nos remete ao século XIX com a criação de mecanismos institucionalizados para facilitar a cooperação entre as potências europeias da época. Ao longo do século XX, principalmente nos períodos imediatamente após as grandes guerras e a Guerra Fria, há a formação de organizações internacionais, reorganizadas ou formalmente criadas a partir de acordos das mais variadas áreas temáticas, como questão social, segurança e economia.
Como surgiram as OIs modernas: A primeira OIG com características modernas surgiu no início do século XX, a partir da necessidade de se formalizar os então existentes arranjos de segurança coletiva, de modo a evitar o conflito armado entre as potências da época.
...