Os 4 P’s da Danone
Por: Mauricio Nunes • 18/4/2017 • Artigo • 532 Palavras (3 Páginas) • 1.817 Visualizações
Os 4 P’s da Danone
O texto é uma entrevista exclusiva de Gioji Okuhara, Direto Geral da divisão de lácteos da Danone Brasil para Carlos Alberto Júlio, presidente da HSM do Brasil. A entrevista detalha a estratégia desenvolvida em 1999 baseada nos 4P’s, que para Gioji Okuhara e sua estratégia de sucesso os Ps simbolizam:
Ponto de venda excelente, fortalecimento do relacionamento com varejistas grades, médios e pequenos. Estreitando o relacionamento de forma ganho a ganho, podendo assim expor os produtos no lugar certo da maneira adequada e vendido ao preço justo, de modo que o consumidor possa compra-lo e se sentir satisfeito. Gioji afirma que costuma visitar esses pontos para obter feedback de seus clientes.
Outro ponto importante cita nesse processo de distribuição, foi a identificação de deficiência competitiva perante os concorrentes nacionais no estado de São Paulo e a estratégia adotada para competir.
Com a compra da Laticínios Paulista, pensaram no posicionamento do produto, com a Danone, fariam um trabalho de agregar valor, trazendo as últimas novidades do mercado internacional. Com a Paulista uma marca de maior reconhecimento no estado de São Paulo com a imagem de produto mais tradicional, com a qual pode chegar a mais de 10 mil pontos de vendas.
Produto. O produto deve sempre agregar valo ao consumidor, dee fazer diferença a ele, devem ser facilmente e claramente promovidos. Para osso a Danone conta com linhas de iogurtes que podem ser utilizadas por pessoas em diferentes faixas etárias e com diferentes objetivos. Para Gioji a fidelizar o cliente a marca é possível, a pessoa consome Danoninho quando criança fica suscetível a consumir Danete e Dan’up quando jovem e Corpus ou Activia quando adulto. Na Danone Brasil eles possuem liberdade para explorar novos conceitos de produto e ajustá-los às necessidades dos clientes locais.
Produtividade. Busca sinergia com todas as linhas dos núcleos dá empresa por maior rentabilidade e produtividade não somente pela fábrica, pela cadeia de fornecimento, mas por toda companhia.
Pessoas. A Danone é uma empresa voltada aos recursos humanos um de seus valores é o humanismo. Ela possui uma estratégia muito bem definida de liderança, recompensa, readequação e contratação, retenção e dispensa do seu quadro de pessoal e o feedback com relação a essa estratégia tem sido muito bom.
Além disso, a Danone também investiu em projetos sociais e isso auxilia a sua imagem perante a um público que dá cada vez mais valor a esse tipo de ação.
Particularmente é difícil concluir, pois a visão do mercado da época e analise perfeita com percepção futura de Okuhara é incrível.
A maneira como retém os profissionais de qualidade e evolui sua equipe eliminando pontos fracos dentro de sua equipe, o foco no consumidor com produto de qualidade e acessível, procurando entender suas necessidades, pensamento e preocupação com toda cadeia de distribuição, com o grande distribuidor ao pequeno e pôr fim a maneira como obtém vantagem competitiva ao entrar no mercado regional com a compra de marca considerado mais tradicional naquele mercado especifico.
Concluo que estratégia de Gioji é focada no consumidor, todos os quatros Ps afetam de forma direta ou indireta o consumidor.
...