Os Fundamentos teóricos contidos no livro didático
Por: Jéssica Camila • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 506 Visualizações
Jéssica Camila Lopes Furtado
De acordo com os fundamentos teóricos contidos no livro didático, do professor COELHO (2012), discuta e disserte sobre a Matriz Teórica que melhor orienta os Governos Presidencialistas do Chile, Argentina e Brasil, contida no artigo de DANA; LIMA (2013):
Na Matriz Teórica Liberal o Estado tem domínio sobre a sociedade, por meio de um contrato social, onde o cidadão abriria não de uma parcela de sua liberdade individual em troca de segurança e justiça. Para os liberais a vida em sociedade não é natural, nascendo da necessidade de superar um hipotético estado de guerra generalizado de todos contra todos, sendo assim a vida em sociedade, passaria a ser conduzida por um contrato social, seguindo seus termos, onde seria um instrumento balizador entre Estado e população. No qual, a força coerciva realizada pelo Estado sobre os indivíduos teria natureza legal, nos termos do contrato social. Na matriz liberal todos são iguais perante a lei e o Estado, podendo lutar para conseguir a colocação que de seja na sociedade e mercado. Com isso a matriz teórica liberal se baseia no princípio de que o cidadão abre mão de uma parcela de liberdade em troca de proteção e segurança, onde o Estado pode também usar a força, se preciso for para garantir os direitos naturais (liberdade, igualdade e propriedade) dos indivíduos.
Já a Matriz Teórica Marxista, começa debatendo o comunismo primitivo, onde teria relação entre os homens em face aos bens produzidos. Entretanto, a partir do momento que a população passa a gerar excedente, e este excedente se reúne nas mãos de umas ou poucas pessoas, passa a existir uma relação entre dominantes sobre dominados. Na visão marxista o Estado nasceria para garantir essa dominação de dominadores sobre dominados. Com isso, no marxismo a opinião é que a minoria teria domínio sobre a maioria, visto que, à minoria cabe o controle dos excedentes de produção. Sendo assim, deveria a maioria, que detêm a força do trabalho, lutar e tomar o poder do Estado para acabar com as diferenças de classes pelo processo revolucionário, com o fim do capitalismo o Estado por si só deixaria de existir.
Desta forma, no artigo Dana e Lima (2013) leva se a entender de que a Matriz Teórica que melhor orienta o Governo Presidencialista do Chile é a Liberal, pois nela o domino do Estado sobre a sociedade fica evidente. Em relação a Matriz Teórica da Argentina dar-se a entender que é a marxista, visando a sociedade socialista, rumo ao comunismo. A Matriz Teórica que melhor orienta o Governo Presidencialista do Brasil, fica meio confusa de início, porém os autores deixaram evidente que está se instaurando uma matriz marxista.
...