Resenha do capítulo “Fundamentos Teóricos” do livro “Fotografia & História”
Por: Ana Silva • 7/4/2019 • Resenha • 377 Palavras (2 Páginas) • 291 Visualizações
Resenha do capítulo “Fundamentos Teóricos” do livro “Fotografia & História”, de Boris Kossoy.
Sobre o autor:
Boris Kossoy nasceu em São Paulo. Graduou-se em Arquitetura na Universidade Mackenzie e pós-graduou-se na Universidade de São Paulo, onde é professor no Departamento de Jornalismo e Editoriação. Era apaixonado pela fotografia desde jovem, em meados dos anos 1960 abriu seu primeiro estúdio profissional. Porém, sua obra de mais destaque é direcionada ao estudo da história da fotografia na América Latina e no Brasil. Além disso, é curador e conferencista tendo participado de simpósios e congressos na América Latina, Estados Unidos e Europa.
Resumo:
No livro “Fotografia & História”, o autor Boris Kossoy explora a idea que os componentes fundamentais para a produção fotografia são o assunto, o fotógrafo e a tecnologia. O assunto é o tema a ser trabalhado, o fotógrafo, o agente do registro, e a tecnologia, o equipamento técnico. Estes, aliados ao espaço geográfico e o tempo cronológico, dão forma ao produto final: a fotografia, um fixo registro visual.
Mas fotografia não é apenas um estático registro visual, vinculada ao seu momento histórico, ela nos mostra não só a tecnologia empregada em sua produção como também um fragmento do mundo real que foi gravado. Além disso, o fotógrafo com sua bagaem cultural, sensibilidade, criatividade, ideologia e estado de espírito influenciam no resultado final de seu produto, agindo como um filtro cultural.
A fotografia possui uma tragetória, que pode ser dividida em três estágios. O primeiro é a intenção, partida do fotógrado ou de um terceiro ao qual o designou a tarefa. O segundo é a realização do registro fotográfico. O terceiro é o caminho percorrido pela fotografia, quem a observou, onde ficou exposta, as sensações que provocou.
Toda fotografia é produzida com uma finalidade, seja para retratar um personagem, um cenário ou qualquer outro tema. Ela representa um meio de informação e conhecimento, com seu valor histórico e documental de capturar um preciso momento do espaço/tempo retratados. Porém, a fotografia não é apenas um fiel registro da realidade, sendo também intencionalmente manipulada de acordo com a criatividade e a intenção do agente do registro, com intenções estéticas e artísticas.
Independente do assusto retratado na fotografia, a visão de mundo do seu filtro cultural, o fotógrafo, será representada desde sua concepção até o produto final.
...