Os desdobramentos da crise no setor terciário
Por: Mayara Mendes • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.921 Palavras (20 Páginas) • 382 Visualizações
os desdobramento da crise no setor teciário
Gabriela Ferreira
Jeferson Luis Dick
Joesér Bauer
Mayara Mendes Rodrigues
Maycon Cesar
Otávio Vieira Pereira
Resumo: Com a intenção de buscar maior conhecimento na área da Macroeconomia elegeu-se uma temática que transita pela crise econômica atual do Brasil, mais especificamente seus efeitos na produtividade e empregabilidade de um dos Setores Carro chefe da Economia. Desta forma elegeu-se com o objetivo central de entender os impactos da crise no setor terciário. Na parte metodológica do trabalho, optou-se por uma pesquisa descritiva e pelo método quantitativo. Com a pesquisa aplicada e análise feita, chegou-se à conclusão dos objetivos. Assim percebeu-se que o setor de serviço foi significativamente atingido pela atual crise econômica. Por corresponder a 70% da economia brasileira, este ano o setor de serviço apresentou a maior queda da história, e é apontado como um dos setores mais afetados pela crise. É importante ressaltar que, se o setor vai mal, isso gera demissão que acarreta em menos consumo e menos produção. Portanto o setor de serviço tem um impacto gigantesco na economia do país.
Palavras-chave: Crise. Macroeconomia. Setor de Serviço. Mercado de Trabalho.
1 Introdução
Esse artigo busca apontar os efeitos da crise no Setor de Serviço, porém para isso, precisamos entender o conceito de Crise, que pode ser definido como uma mudança ou alteração no desenvolvimento de um evento ou acontecimento. A Crise econômica, que interage com a referida pesquisa, seria, portanto, um momento de escassez econômica e consequentemente, desaceleração do desenvolvimento. Uma crise econômica é um momento em que a economia apresenta indicadores negativos, com contração das atividades, altos níveis de desemprego e aumento da pobreza.
Alguns setores tendem a sofrer mais com as crises, enquanto outros nem tanto. Como consequência, pode-se perceber um aumento, muitas vezes significativo, nos índices de desemprego, devido à diminuição da demanda. O resultado é o congelamento da oferta e a incerteza por parte do empresário de elevar o número de contratações, mantendo a equipe sem novas contratações, ou até, cortando custos através da demissão de seus funcionários.
Tendo em vista os fatores acima, pode-se perceber tamanha importância em seu estudo e principalmente sua importância perante o mercado de trabalho e é isso o que esta pesquisa procura analisar, uma vez que possui como proposta apontar os efeitos da crise no mercado de trabalho.
Além disso, a presente pesquisa busca aprimorar o conhecimento dos educandos nas diversas áreas econômicas abordadas, principalmente com relação a crise e o setor de serviço. Além de simplificar o alcance a esse conhecimento, já que a pesquisa realizada, coleta dados de diversos autores e os une em um só estudo, tornando muito mais fácil relacioná-los. Como pergunta de pesquisa temos: Quais os desdobramentos da atual crise brasileira no Setor de Serviço. Na referida pesquisa iremos: Elaborar levantamento bibliográfico sobre o tema relacionando com os conteúdos estudados e analisar os dados coletados para atingir o resultado da proposta e responder a pergunta de pesquisa.
1.1 Metodologia
Metodologia que segundo Tartuce (2006) “metodologia científica trata de método e ciência. Método (do grego methodos; met'hodos significa, literalmente, caminho para chegar a um fim) é, portanto, o caminho em direção a um objetivo, metodologia é o estudo do método”.
Com base nos estudos do referido projeto realizou-se uma pesquisa descritiva que tem como função “descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade” (TRIVIÑOS, 1987).
O projeto possui caráter de uma pesquisa bibliográfica que para Gil (2007, p. 44) tem como características investigar “ideologias ou aquelas que se propõem à análise das diversas posições acerca de um problema’’.
Todavia o centro do presente projeto é uma pesquisa qualitativa que tem como primazia uma influência pelo positivismo, considera que a realidade só pode ser compreendida com base na análise de dados brutos, recolhidos com o auxílio de instrumentos padronizados e neutros (Fonseca 2009, p. 20).
Todos os dados coletados serão tabulados e analisados com base no conhecimento adquirido em sala de aula durante a unidade de aprendizagem de Macroeconomia e pela fundamentação teórica encontrada nas obras citadas nas referências deste projeto. Os resultados finais do estudo, assim como os dados da pesquisa, serão organizados em formato de artigo científico e apresentados à comunidade acadêmica no final da disciplina.
2 Referencial Teórico
A Ciência Econômica estuda como o indivíduo e as sociedades decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Em macroeconomia estuda-se a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio (VASCONCELLOS; GARCIA, 2005).
Deve-se chamar atenção para sua importância político econômica, pois pode atuar nas Políticas Fiscais, que se referem a todos os instrumentos de que o governo dispõe para arrecadar tributos - como a política tributária, que além de influenciar o nível de tributação, ainda pode ser utilizada por meio de manipulação de alíquotas de impostos, para estimular os gastos de consumo do setor privado – ou para controlar despesas – política de gastos. (VASCONCELLOS;GARCIA, 2005). Assim, se o total de arrecadação superar o total dos gastos públicos, nas várias esferas de governo, se tem um superávit das contas públicas, do contrário se tem um déficit. Retirando os juros da dívida pública interna e externa, tem-se o conceito de superávit ou déficit primário ou fiscal (VASCONCELLOS;GARCIA, 2005). A política fiscal também pode influenciar na política monetária, que se trata da atuação das autoridades monetárias – Banco Central, e Concelho Monetário Nacional, por meio de instrumentos de efeito direto ou induzido, com o propósito de se controlar a liquidez global do sistema econômico. (ECONOMIA.NET, 2014).
...