Crise No Setor Automibilistico - Gm
Dissertações: Crise No Setor Automibilistico - Gm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilaSDJ • 14/8/2014 • 966 Palavras (4 Páginas) • 391 Visualizações
Sumário
1. Introdução Contextualizada 1
2. Justificativa 1
3. Análise de ambientes 1
3.1 Ambiente Externo: Cenário Político – Econômico Internacional e Brasileiro e Análise Setorial 1
3.2 Ambiente Operacional: A Empresa em Estudo, concorrentes principais, ambiente interno 1
4. Justificativa 1
1. Introdução Contextualizada
Nosso trabalho irá abranger sobre as crises financeiras que a Empresa General Motors (GM) está enfrentando.
General Motors Corporations (GM), é uma multinacional com sede em Detroit nos EUA, cuja a principal área de negócios é a produção de automóveis. A GM tem várias marcas no seu portfólio, entre as quais, as quatro marcas originais de automóveis da GM: Buick.
A General Motors do Brasil é maior subsidiaria da corporação na américa do sul e a segunda maior operação fora dos Estados Unidos.
A General Motors atua no Brasil desde 1925. Naquele ano, a empresa começou a funcionar em galpões alugados no histórico bairro de Ipiranga no estado de São Paulo. No começo, as atividades consistiam na montagem de veículos importados dos estados Unidos. Após cinco anos, a General Motors do Brasil inaugurava oficialmente, em 1930, sua primeira fabrica, em São Caetano do Sul.
Em 1958 começou a operar a segunda fabrica em São Jose dos Campos, inaugurada oficialmente um ano depois por então o presidente da Republica Juscelino Kubitschek. Ainda em 1958 saíram da linha de montagem da fabrica de São Caetano do Sul, os primeiros veículos genuinamente nacionais da marca: os caminhões Chevrolet Brasil e a picape modelo 3100, para cargas leves, inaugurando também as fabricações de veículos leves na GM do Brasil.
2. Justificativa.
A GM é uma das maiores empresas do Vale do Paraíba, que ao longo dos seus anos fez e faz um ótimo papel como empresa no Vale, uma empresa que sempre teve um desempenho financeiro excelente. A fábrica de São José dos Campos são produzidos automóveis dos modelos: Corsa, Meriva, Zafira, Montana, Blazer e S-10, da marca Chevrolet, onde há 5.400 trabalhadores. A GM vem passando
3. Análise de ambientes:
3.1 Ambiente Externo: Cenário Político-Econômico Internacional e Brasileiro e Análise Setorial.
Um dos fatores do mercado brasileiro que afeta o mercado automobilístico é que “há crescimento de crédito para todas as modalidades exceto veículos” segundo o chefe do departamento econômico do Banco Central, ele ainda afirma que “o comportamento de crédito para aquisição de veículos está contendo, de forma geral, a expansão de créditos para pessoa física como um todo”. Isso influencia muito no segmento aqui no Brasil pois se não há liberação de crédito para as pessoas físicas adquirirem novos carros o setor não será tão bem sucedido aqui, na verdade terá uma queda vendas porque a maioria dos carros comprados no país principalmente por pessoas físicas são financiados.
Outro fator que influencia fortemente o mercado no país é a Mão de obra cara. Durante o painel “Competitividade Sistêmica da Indústria Nacional”, o vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) ressaltou os problemas enfrentados pelo setor, entre eles o elevado custo da mão de obra, que está próximo de países europeus e dos Estados Unidos, além dos impostos. A carga tributária que incide sobre o setor no Brasil é de 29%, enquanto que na Europa é de 16% e nos Estados Unidos, de 7%. “Mesmo se tivesse tirado o IPI, ainda ficaria alto, entre 22% e 23%”, observa.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) projeta queda de 3,6% nas vendas de veículos neste ano, na comparação com 2013. Segudo Flávio Meneghetti, o cenário de queda da demanda e da confiança do consumidor e de desaquecimento da economia e de eleição presidencial tem afetado o setor de tal forma que o setor automotivo acredita
...