Os serviços da Doceira Pão de Açúcar
Pesquisas Acadêmicas: Os serviços da Doceira Pão de Açúcar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MiriamPuga • 16/5/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 393 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa – ATPS
Planejamento Programação e Controle da Produção
Prof. Me. EAD Felipe Ricardo Rossi
Leonardo Pereira Lopes Dos Santos – RA 5339976631
Atividade Avaliativa – ATPS
Prof. Me
Professor tutor presencial
Sorocaba/SP
2013
CONHECENDO A CBD (Companhia de Distribuição Brasileira)
Valentim dos Santos Diniz, ou, como é carinhosamente chamado, “Seu Santos”, nasceu no dia 18 de agosto de 1913, em uma pequena aldeia de Portugal – Pomares do Jarmelo, aldeia da Beira Alta. Filho primogênito de Maria dos Prazeres e Abílio, teve mais dois irmãos, Joaquim e Lourdes. Aos oito anos perde a mãe, e passa a ser criado pelo pai e a madrasta Dona Josefa.
O outono de 1929 marca sua saída para um mundo desconhecido, que lhe traria muitas alegrias e sucesso. Seu destino estava diretamente ligado a sua vontade em buscar locais maiores que seu vilarejo, e construir seu próprio negócio. Como opções, o Brasil ou a cidade do Porto. Decidiu pela primeira opção e foi de trem para Lisboa, onde estava registrado em um navio de linha da Mala Real Inglesa chamado Almazora.
É assim que Valentim embarca na terceira classe, listado como “operário”. Quinze dias após seu embarque, ao firmar seus olhos no horizonte, avista um maciço de pedras, que foi reconhecido rapidamente por outros viajantes: o Pão de Açúcar. Esse nome, tão simples e forte, fica marcado na memória do jovem imigrante português. Após algumas horas desembarca em Santos, litoral paulista, e ao contrário dos outros viajantes, não foi para a Hospedaria dos Imigrantes no Brás; encaminhou-se para a casa de um tio de sua falecida mãe, no bairro da Mooca.
Com 16 anos preferiu não seguir à maioria dos imigrantes que rumavam para as lavouras de café e para as indústrias. Valentim começa a trabalhar no comércio, em um empório chamado Real Barateiro, localizado na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, esquina com a Rua Tutóia, no Paraiso. Exerce a função de caixeiro e entregador, além de dividir com um amigo um quarto nos fundos do estabelecimento. Sua independência começa a partir daí.
Não demora muito e Santos Diniz, como é chamado no empório, é promovido à atendente da seção de atacado, passando a receber bem mais que o salário anterior, porém o mais importante nesse período é o encontro com a pessoa que viria a ser sua maior companheira, Floripes Pires, irmã de um cliente do empório. Dois anos mais velho que ela, casam-se em 15 de fevereiro de 1936. Em dezembro do mesmo ano, nasce seu primeiro filho, Abílio Diniz. Com algumas economias guardadas e o dinheiro da loteria ganhado por Floripes, abrem na Rua Vergueiro seu primeiro negócio, uma pequena mercearia, que possui aos fundos sua moradia.
Posteriormente, Miranda, seu ex-patrão o convida para ser sócio em uma panificadora. A parceria gera bons frutos e além da panificadora, administra também uma mercearia na rua Tamandaré. Em maio de 1943, nasce seu segundo filho, Alcides, e dois anos depois, em fevereiro, Arnaldo.
Após o término da sociedade, Valentim compra um conjunto de casas antigas na Avenida Brigadeiro Luis Antonio, e no dia 7 de setembro de 1948, quase um mês depois do nascimento da primeira filha, Vera Lúcia, presta sua homenagem ao país que lhe acolheu – fundando a Doceira Pão de Açúcar.
Os serviços da Doceira Pão de Açúcar inovam por oferecer buffet, doces e salgados que possuíam embalagens diferenciadas, especialmente para a empresa, além de eventos sociais, como batizados, casamentos, noivados, entre outros.
A Doceira Pão de Açúcar fica conhecida pelo dinamismo e qualidade no atendimento. Seu Santos mantém forte vínculo com seus clientes, interagindo com eles e querendo sempre saber mais sobre qualidade dos produtos e atendimento, buscando sempre melhorar seu negócio.
Não demora muito, e em 1952 a primeira filial da Doceira é aberta na Praça Clóvis Bevilácqua, no centro de São Paulo. Nesse mesmo ano a terceira loja é inaugurada, também na região central, na Rua Barão de Paranapiacaba.
Ainda em 1952, nasce Sonia Maria, a segunda filha do clã. Quatro anos depois, em 1956, nasce a caçula Lucília, totalizando três homens e três mulheres.
Em 1959, “Seu Santos” investe no segmento de auto-serviço e, ao lado da Doceira, adquire algumas casas antigas que, no mesmo ano, deram lugar ao primeiro supermercado da rede.
No dia 14 de Abril de 1959, com a ajuda de seu filho mais velho, Abílio então com 19 anos, inaugura o Supermercado Pão de Açúcar; primeira das diversas lojas que estariam por vir. Sua visão empreendedora, e o gosto pelo negócio logo se transformam em novas lojas, que são abertas, inclusive em locais onde ainda não existiam, como em shopping center e litoral.
O interior paulista também é agraciado com supermercados Pão de Açúcar, trazendo um novo desafio à Seu Santos: administrar a distância – fato esse, que não foi empecilho para o crescimento da rede, com qualidade e segurança. Ao final da década de 1960, recebe o título pela Santa Sé, no Grau de cavaleiro da Real Ordem Militar de Malta, além da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique, os dois concedidos pelo Governo de Portugal.
Em 1969, é convidado pelo governo português para atuar comercialmente no país. A experiência de abertura de lojas em Portugal, e posteriormente Angola e Espanha, trazem para o início da década de 1970 o caráter de pioneirismo e de visão para o futuro. Esse pioneirismo não se restringe às diversas lojas abertas no exterior, mas também, um novo conceito de auto-serviço, implementado por Seu Santos e concretizado efetivamente até os dias atuais – o hipermercado. É assim que em 28 de maio de 1971, com um tom emocionado de voz, inaugura o Jumbo Santo André.
Em 1972, já consolidado como um grande
...