PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Projeto de pesquisa: PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elebis • 16/11/2014 • Projeto de pesquisa • 627 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
1.1.1. CONCEITO
Os relatórios contábeis são compostos pelas Demonstrações Contábeis exigidas pela lei 6404/76 e outros informativos que a empresa julgue necessário para uma melhor interpretação dos componentes patrimoniais. Os relatórios contábeis constituem-se uma técnica expositiva através das quais é feita a demonstração expositiva dos componentes patrimoniais e suas variações.
As demonstrações contábeis são baseadas nos registros contábeis da empresa e representam um conjunto de demonstrações destinado a apresentar a posição econômico-financeira da empresa em determinada data, o resultado das operações da empresa, as mutações ocorridas nas contas de lucros acumulados e outras do patrimônio líquido, e as origens e aplicações de recursos do exercício ou período contábil findo na mesa data.
1.1.2. PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Anualmente, na data do encerramento do exercício social, as empresas preparam, para efeitos legais e para apresentação a terceiros interessados, um conjunto demonstrações contábeis.
De acordo com o artigo 176 da Lei 6.404/76, de 15/12/1976 (Lei das S.A), alterada pela Lei 11.638/07 e MP 449/08, as demonstrações contábeis obrigatórias são:
I - Balanço Patrimonial - BP
II - Demonstração de Resultado do Exercício - DRE
III - Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA; ou
Demonstração das Mutações Patrimônio Líquido - DMPL
IV - Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC
V – Demonstração do Valor Adicionado - DVA
Essas demonstrações contábeis devem ser complementadas com as notas explicativas.
Os relatórios acima são exigidos para as S/A, para as demais entidades são obrigatórios o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício e a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados que deverão estar transcritos no livro diário.
Para publicação no diário oficial e num jornal de grande circulação, acrescenta-se ainda os seguintes relatórios:
Relatório da diretoria (descritivo das operações)
Notas explicativas (relativo aos relatórios)
Parecer dos auditores independentes (obrigatório para as S/As de Capital Aberto)
1.2. BALANÇO PATRIMONIAL E SUA ESTRUTURA
Tem essa demonstração como finalidade apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática.
O Balanço é composto por 3 elementos básicos:
- ATIVO: Compreende os Bens e direitos de propriedade da empresa, avaliáveis em dinheiro, que representam benefícios presentes ou futuros para a empresa.
- PASSIVO: compreende as exigibilidades (obrigações) que a empresa tem com terceiros.
- PATRIMÔNIO LÍQUIDO: Representa
...