Placa de Mega A Arte da Guerra
Por: Felipe de Pauli • 11/9/2015 • Relatório de pesquisa • 259 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
RESENHA
A Arte da Guerra
Felipe Fontana de Pauli[1]
A Arte da Guerra de Sun Tzu é um livro de 13 capítulos e páginas que traz ensinamentos e conselhos que ultrapassam os limites do tempo, sendo utilizado ainda hoje como fonte de ensinamento na área da estratégia, sendo perfeitamente adaptável ao mundo das empresas e dos negócios.
Escrito há cerca de 2500 anos por Sun Tzu, um filósofo estrategista chinês, o livro a Arte da Guerra foi traduzido e publicado em muitas versões. No livro, Sun Tzu expressa sentimentos e compartilha o que aprendeu durante as batalhas que participou.
O diferencial do livro está na proposta de vencer a guerra antes do uso de armas, ou seja antes de tudo conhecer bem o inimigo, o meio em que acontecerá a batalha , e não esquecendo de conhecer a si próprio.
Sun Tzu prevê o desfecho de uma guerra em cinco passos: O caminho, o tempo, a liderança e regras. “ “(p.27), ou seja, é preciso avaliar o próprio exército e o inimigo calculando as possibilidades de vitórias e assim obter êxito na batalha. No parágrafo “ “ (p.35), conforme a citação a mesma pode ser aplicada em nosso cotidiano e também na liderança de uma empresa, pois quando a equipe está exausta não mantém o mesmo rendimento esperado e assim dificilmente alcançarão a meta.
REFERÊNCIA
FÁVERO, Altair A.; LAGO, Clenio (Org.). Leituras sobre Nietzsche e a Educação. Passo Fundo: IMED, 2010.
...