Planejamento estrategico vale do rio doce entre 2010 a 2014
Por: luba-bs • 12/5/2015 • Monografia • 760 Palavras (4 Páginas) • 717 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT[pic 1]
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
LUZIA BATISTA DOS SANTO
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CRESCENTE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL.
SINOP-MT
2015
LUZIA BATISTA DOS SANTO
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NA CRESCENTE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL.
[pic 2]
SINOP-MT
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
JUSTIFICATIVA...................................................................................................................05
OBJETIVO..............................................................................................................................06
METODOLOGIA .07
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................................08
REFERÊNCIAS........................................................................................................................09
1 INTRODUÇÃO
Por volta dos anos 50, com o crescimento de empresas americanas como General Motors e Ford, houve uma real necessidade de se desenvolver uma metodologia para planejar o futuro, de uma maneira que o crescimento não ficasse dependendo somente das habilidades de seus executivos chefes (Tavares, 1991; Robson, 1997).
Na década de 70, o planejamento chegou a uma nova etapa, a do Planejamento Estratégico que nasceu centrado na competição entre as empresas, pois os níveis de crescimento dos mercados à época não eram suficientes para atender as expectativas de crescimento de todas as empresas de determinados ramos (Robson, 1997).
Planejamento é o processo através do qual as empresas se mobiliza para atingir o sucesso e construir seu futuro, por meio de um comportamento proativo, considerando seu ambiente atual e futuro (PAGNONCELLI, 1992).
O planejamento pode ser conceituado também como um processo de desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa (OLIVEIRA 2003).
O planejamento estratégico se mostra, cada vez mais, como uma ferramenta fundamental no mercado competitivo, buscando melhores métodos de aperfeiçoamento de gestão das operações empresariais (PORTELLA, 2011).
A competitividade de uma organização é condicionada por questões econômicas, políticas, sócio-culturais, de infra-estrutura, além de suas competências internas em práticas gerenciais, relação de trabalho, domínio de tecnologias e capacidade de inovação. Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu micro-ambiente (DEGEN, 1989).
Segundo Barcellos (2002), no mundo empresarial, a estratégia está associada a arte da guerra. Entretanto antes da estratégia já existia a concorrência, que aos longos dos anos não desenvolveu qualquer estratégia, tratou-se de seleção natural e sobrevivência do mais apto.
A estratégia está relacionada com uma adequada utilização dos recursos físicos, financeiros e humanos, a fim de ter as oportunidades maximizadas e os problemas minimizados (OLIVEIRA 1991).
- PROBLEMÁTICA
1.2 HIPOTESE
1.3.1 OBJETIVO GERAL
- Este trabalho tem como objetivo identificar modelos de planejamento estratégicos existentes no cenário empresarial.
1.3.2 OBEJETIVO ESPECÍFICOS
- Enfatizar, através de bibliografia, os motivos que fazem as empresas investirem em planejamentos estratégicos.
- Destacar a contribuição real que o planejamento pode dar a administração moderna e
- Demonstrar métodos práticos para se empreender a tarefa do planejamento.
1.4 JUSTIFICATIVA
O planejamento estratégico tem sido um dos principais temas explorados nos últimos anos, com sua atenção centralizada sobre o planejamento geral nas empresas, sua importância e sua aplicação. Com isso quero destacar a crescente necessidade de formar práticas de planejamento, a contribuição real que o planejamento pode dar a economia moderna e demonstrar métodos práticos para se empreender a tarefa do planejamento.
Com métodos simples demonstrar a possíveis mudanças estratégicas para a transformação econômica de uma indústria, salientar os modelos dos mesmos.
...