Plano de Benefícios, o diferencial competitivo da sua empresa
Artigo: Plano de Benefícios, o diferencial competitivo da sua empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: callel • 22/4/2013 • Artigo • 891 Palavras (4 Páginas) • 843 Visualizações
Plano de Benefícios, o diferencial competitivo da sua empresa
Compartilhe
Já está mais que comprovado: os benefícios atraem e retêm os talentos das empresas. Em um mercado extremamente competitivo, onde atrair e reter talentos tornou-se um constante desafio, as organizações estão atentas aos profissionais que agreguem valor ao negócio. Para isso, cada organização adota estratégias como, por exemplo, ações com foco na melhoria da qualidade de vida, programas de incentivo que resultam em premiações com base no atingimento de metas, iniciativas direcionadas ao planejamento de carreira, entre outros.
Os benefícios compõem a chamada Remuneração Indireta. Ela é parte integrante e significativa do pacote de Remuneração ofertado pela empresa, sendo representada pelos benefícios concedidos aos profissionais de forma não pecuniária, visando contribuir para a melhoria das condições de vida do empregado e de sua família. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para que a empresa se sustente em posição competitiva favorável na atração e retenção de profissionais.
A implantação de todo benefício deve ser precedida de análise cuidadosa, procurando alcançar o maior número possível de colaboradores, evitar a discriminação e, ainda, reconhecer demandas diferenciadas de cada grupo de profissionais. Os benefícios devem priorizar os aspectos ligados às necessidades mais básicas (saúde e seguridade social) do profissional, complementando e/ou aprimorando a iniciativa governamental nesse campo.
Idealmente, os benefícios devem ser concedidos em regime de co-participação (Empresa x Colaborador) nos custos. Além disso, a organização deve se assegurar do efetivo controle dos custos dos benefícios, de forma a não comprometer o orçamento de gastos com pessoal.
Um dos principais fatores para o sucesso de um Plano de Benefícios é a comunicação clara, transparente e contínua desta forma de remuneração, ou seja, É A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE A CONCESSÃO DOS BENEFÍCIOS PELA EMPRESA. Para isso, os seguintes aspectos devem estar claramente explicitados:
Quais benefícios são oferecidos por força de lei e/ou convenção/acordo coletivo?
Quais benefícios são oferecidos por liberalidade da empresa?
Qual o impacto destes benefícios na remuneração mensal dos colaboradores?
Quais são os critérios de elegibilidade dos beneficiados?
Os colaboradores devem ser informados, ainda, das tabelas de coparticipação, quando for o caso, e dos custos destes benefícios para a empresa.
Os benefícios se dividem em: comuns, diferenciados, impactantes e flexíveis. Exemplos de benefícios:
COMUNS:
Alimentação
Assistência médica
Assistência odontológica
Cesta Básica
Convênio com farmácias
Refeição
Seguro de vida em grupo
DIFERENCIADOS:
Ajuda moradia
Assistência médica diferenciada
Assistência para medicina alternativa
Assistência odontológica diferenciada
Auxílio creche
Auxílio para filho com necessidades especiais
Complemento auxílio doença
Computador pessoal
Educação
Empréstimos pessoais
Estacionamento
Medicamentos
Medicamentos controlados
Previdência privada
Seguro de vida diferenciado
Telefone celular corporativo
IMPACTANTES:
Automóvel blindado
Automóvel para família
Automóvel pessoal
Cartão de crédito empresarial
Chek-up
Clube recreativo
Educação para dependentes
Empréstimo para aquisição de imóvel
Motorista para família
Motorista pessoal
Segurança pessoal
Segurança residencial
Seguro de vida diferenciado
Viagens com família
Os
...