Política econômica e infraestrutura logistica
Projeto de pesquisa: Política econômica e infraestrutura logistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandercampos • 17/11/2014 • Projeto de pesquisa • 679 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
ATPS-Qualidade em Sistemas Logísticos – 2° Semestre 2014
Tema: A Politica Econômica e a Infraestrutura logistica
Orientador: Professor Carlos Alberto Rocha
Introdução:
Com o advento da globalização e seus efeitos sobre a economia mundial, cada vez mais, os Países tem se deparado com a constante necessidade de melhorias em sua infraestrutura logística, de modo a tornar-se competitivos. Face às mudanças que ocorrem numa velocidade incrível, e que exigem adaptabilidade e flexibilidade dos países frente às exigências cada vez maiores do mundo globalizado, os governos dos países, sobretudo os países emergentes, como é o caso do Brasil, não podem deixar de olhar com a devida atenção para os investimentos que devem ser feitos a curto, médio e a longo prazo na infraestrutura logística necessária para o eficiente escoamento da produção, transporte, armazenamento e todos os demais processos que visam a eficiência , eficácia e a redução dos custos e a consequente eliminação dos desperdícios e “gargalos” que inviabilizam a competitividade em relação aos outros países.
Metodologia
Para explicitar a necessidade dos investimentos em infraestrutura e a Urgência desses investimentos a nível de Brasil, faremos um breve estudo de caso abordando alguns fatores negativos decorrentes dessa falta de interesse e que afetam a competitividade do Brasil no mercado Mundial. A seguir apresentaremos, com base fundamentada bibliograficamente, algumas propostas para melhoria desse cenário a nível Nacional.
Desenvolvimento
O Brasil ao longo de décadas tem deixado de lado os investimentos necessários, mesmo tendo conhecimento da importância estratégica que envolve os canais de infraestrutura Logística.
Um exemplo desse descaso governamental com os investimentos em modais de transporte, reflete-se na apresentação do gráfico abaixo:
Gráfico 1 – Investimentos em Infraestrutura como Porcentagem do PIB
Fonte: World Bank, IPEA, BNDES e Morgan Stanley.
Como se pode observar no exemplo acima, há quatro décadas o percentual de investimentos no setor vem diminuindo. Na década de 1970 eram da ordem de 5,5% do PIB, já nos anos 80 eram da ordem de 4%, nos anos 90 , cerca de 2% do PIB, e ao final da década de 2000 os investimentos em infraestrutura logística não chegavam a 2% do PIB.
Em contra partida, ao longo dessas quatro décadas , as malhas viária e ferroviária sofreram deterioração, com poucos investimentos na manutenção e ampliação, e em algumas regiões do país, pode-se dizer que foram esquecidas pelo poder público.
A situação de portos e aeroportos não é diferente, pois existe uma enorme defasagem tecnológica e a estrutura é praticamente a mesma que havia há algumas décadas.
É preciso mudar a receita e desenvolver e aplicar uma Política econômica que, de fato, cumpra com os objetivos maiores pelos quais ela
...