Procedimentos logísticos para a importação de qualquer mercadoria entregue à empresa
Artigo: Procedimentos logísticos para a importação de qualquer mercadoria entregue à empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zeikatsu • 11/11/2014 • Artigo • 1.116 Palavras (5 Páginas) • 292 Visualizações
Material da aula
Recebimento
É o departamento responsável por controlar a entrada de toda e qualquer mercadoria entregue na empresa.
A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.
• O recebimento pode ser dividido em dois segmentos: Administrativo e Físico.
a) Recebimento Administrativo: essa modalidadede recebimento baseia-se na comparação de documentos, tendo por objetivo permitir apenas a entrada dos produtos comprados pelo Departamento de Compras.
Para otimizar os procedimentos do recebimento, as empresas adotam o sistema que emitem um “espelho do pedido” .
“espelho do pedido”= contém informações para serem comparadas com a nota fiscal que deve ser emitida pelo fornecedor e enviada junto com o produto.
Atenção!!!
• Alguns itens que devem ser comparados entre o espelho do pedido e a nota fiscal do fornecedor:
1- destinatário da nota fiscal ;
2- data da emissão e chegada da nota, pois isto tem consequências para o departamento de contas a pagar;
3- condições de pagamento;4- material (descrição, CFOP);
Nota: o CFOP será interpretado de acordo com as Notas Explicativas, e visam aglutinar em grupos homogêneos nos documentos e livros fiscais, nas guias de informação e em todas as análises de dados, as operações e prestações realizadas pelos contribuintes do imposto DAS ENTRADAS DE MERCADORIAS E BENS E DA AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS.
5- quantidade;6- Valor unitário;7- Peso (quando necessário).
b) Recebimento Físico: nesta fase é que ocorre a conferência efetiva da mercadoria adquirida e espelho de compra/nota fiscal.
Informações Administrativas Informações Físicas
Espelho de compra e nota fiscal Quantidade e condições de embalagem do produto
Após o pedido ser conferido, a documentação é arquivada e a nota fiscal é encaminhada para o departamento fiscal e contábil.
Armazenagem
A armazenagem vem do termo armazém, que é o espaço físico onde se deposita a matéria-prima, os produtos semiacabados ou já finalizados.
A armazenagem compreende quatro atividades básicas: recebimento, estocagem, administração de pedidos e expedição. As duas primeiras integram o processo de entrada de um produto na instalação de armazenagem, enquanto as outras duas compõem o processo de saída dos produtos.
O armazém também pode funcionar como Medidor de fluxo de mercadorias (identificando o momento certo que determinado produto deve ir para o mercado).
No processo de armazenagem é importante observar as condições gerais do ambiente, dando atenção especial à limpeza, higiene e disciplina organizacional, para que não ocorram prejuízos como avaria ou perda total do produto.
Atenção!!!
Produtos como materiais explosivos, inflamáveis ou radioativos; produtos nocivos a saúde humana e produtos de alto valor aquisitivo merecem cuidado especial no seu armazenamento.
Embalagem
A embalagem tem por finalidade a proteção dos produtos e das mercadorias.
Um processo logístico, em nível de excelência, procurará utilizar-se de embalagens adequadas que possibilitem:Movimentar produtos sem quebras ou danos e Otimizar atividades de Manuseio e Armazenagem.
A embalagem tem grande importância no processo logístico, pois pode tanto reduzir custos, como também agilizar entregas, reduzir perdas, diminuir o percentual de chances de extravio de produtos etc.
Classificação e Características das Embalagens
As embalagens podem ser produzidas dos mais variados materiais (PVC, papelão, isopor, madeira), de acordo com sua destinação no processo logístico. Elas são classificadas da seguinte forma:
1- Embalagem Primária: É a embalagem que está em contato direto com o produto. É muito utilizada em alimentos, sendo facilmente identificada ao embalar. Exemplos: leite, embutidos, molhos, alimentos congelados, conservas etc.
2- Embalagem Secundária: É a que tem por missão proteger a embalagem primária no processo logístico de transporte, armazenagem e distribuição. Exemplos: o plástico que envolve as latas de bebidas, a base de papelão que acondiciona as caixas de leite etc.
3- Embalagem terciária: Acomoda a embalagem secundária, e é composta por base firme (pallet), para fácil movimentação na armazenagem e no transporte.
4- Embalagem quaternária: Qualquer tipo de contentor, tendo como função facilitar a movimentação e armazenagem dos produtos. Esses contentores geralmente tem ampla vida útil de forma a serem resistentes e sempre reutilizados.
5- Embalagem quinto nível: É a embalagem usada para o envio de matérias a longa distância, conhecida como contêiner, produzidos
...