Processo do Seis Sigma
Artigo: Processo do Seis Sigma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deenisee • 15/11/2013 • Artigo • 407 Palavras (2 Páginas) • 407 Visualizações
Processo do Seis Sigma
O SS é uma estratégia de negócios que envolvem o uso de ferramentas estatísticas, dentro de uma metodologia estruturada para ganho do conhecimento necessário a fim de se ter produtos e serviços melhores, mais rápidos e de menor custo (Breyfolgle 1999).
Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas que estão preocupadas em melhorar a qualidade de seus processos e trazer benefícios tendo melhorias que precisam ser incrementadas para o processo da empresa, e devem ter por base o modelo DMAIC, ou seja, (definir, medir, analisar, implantar melhorias, controlar). Agora, para a criação de novos processos eficientes, usa-se o modelo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar).
São dados estatísticos, onde as informações são transformadas em conhecimento e esse conhecimento é fundamental para a tomada de decisão, pois quanto melhor qualidade de informações, a empresa obter, maior controle em seus resultados e objetivos, acarretando menores riscos envolvidos nos processos.
Como as ferramentas de gestão BSC e seis sigmas estão relacionados á gestão estratégica e á gestão pela qualidade
Com base na pesquisa, podem observar que o sistema Seis Sigma pode ser um caminho para as organizações que precisam mudar suas operações, na busca de melhorias e desenvolvimento dos seus produtos e serviços. Pois esse sistema está nos resultados financeiros e qualidade dos produtos/serviços.
Observando o estudo da ferramenta Balanced Scorecard, percebe-se que favorece o acompanhamento da organização, permite descrever a estratégia de forma clara, pelas quatro perspectivas mencionadas no conteúdo, por meio delas seu desempenho é medido, permitindo que as organizações se tornem mais flexíveis, o que, hoje é uma exigência do mercado.
Passo 2
Um dos casos de sucesso, é a implementação do SS na GE (General Eletric), mundialmente conhecido, Segundo Harry. M. Schroeder (2000), a GE iniciou em 1995, proporcionando mais de US$ 2 bilhões em redução de custo e consequente aumento de lucratividade. O movimento abrangeu toda a organização e todas as áreas funcionais migraram seu foco de qualidade para atender os padrões SS. Entre 1996 e 1997, foram destinados US$ 400 milhões para treinar 5.000 executivos e 80.000 empregados na estratégia SS.
Segundo Welch (2003), além dos resultados financeiros
inquestionáveis, a GE atingiu um dos mais difíceis objetivos: não só para mudar os processos, mas também consegui que os clientes percebessem o valor do SS, por meio do slogan “Seis Sigma: no cliente, para o cliente”. A partir daí, a GE enviou seus blackbelts e greenbelts para as matrizes dos clientes, com o intuito de ajudá-los a melhorar seus processos e resultados.
...