O Processo de seis sigmas
Pesquisas Acadêmicas: O Processo de seis sigmas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rahmeier • 25/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.823 Palavras (8 Páginas) • 401 Visualizações
O Processo de seis sigmas é uma estratégica, estatística, que baseia- se em conceito já desenvolvido e utilizado por outras técnicas de gestão, mostrando- se inovador, na medida em que integra diferentes ferramentas de forma estruturada, visando também redução de custo. Os Seis Sigmas é considerado estratégia gerencial de mudança e enfoca, principalmente, a variação do resultado perceptível pelo consumidor, tem a característica de ser uma ferramenta maior quantitativa de avaliar os resultados de um processo e sua qualidade, por meio de medição da variação encontrada no resultado do processo, é diferencial porque dar ênfase na tomada de decisão baseada em dados e fatos e não nas experiências individuais, sua abordagem e forma de implementação são únicas e poderosas.
As ferramentas de gestão Balanced Scorecard e Seis Sigmas estão relacionadas a gestão estratégica e gestão pela qualidade, na seguinte concepções: Procura desenvolver um entendimento da missão e da estratégia, na busca de suas metas.
Seis Sigma
O Seis Sigma é uma estratégia gerencial disciplinada e altamente quantitativa, que tem como objetivo aumentar expressivamente a performance e a lucratividade das empresas, por meio da melhoria da qualidade de produtos e processos e do aumento da satisfação de clientes e consumidores. Ele nasceu na Motorola, em 1987, e foi celebrizado pela GE, a partir da divulgação, feita com destaque pelo CEO Jack Welch, dos expressivos resultados financeiros obtidos pela empresa através da implantação da metodologia.
No Brasil, o interesse pelo Seis Sigma está crescendo a cada dia. Já há alguns anos, as empresas cujas unidades de negócio no exterior estavam adotando esse programa o conhecem. A pioneira na implantação do Seis Sigma com tecnologia nacional foi o Grupo Brasmotor, que em 1999, obteve mais de 20 milhões de reais de retorno, a partir dos primeiros projetos Seis Sigma concluídos. Atualmente, várias outras empresas no país estão implementando a estratégia e obtendo resultados financeiros que superam o indicador "setenta reais de ganho por real investido". Há vários projetos Seis Sigma cujo retorno é da ordem de cinco milhões de reais anuais.
O Lean Manufacturing, por sua vez, é uma iniciativa que busca eliminar desperdícios, isto é, excluir o que não tem valor para o cliente e imprimir velocidade à empresa. Como o Lean pode ser aplicado em todo tipo de trabalho.
As origens do Lean Manufacturing remontam ao sistema Toyota de Produção (também conhecido como Produção Just-in-Time) e em seu cerne está à redução de sete tipos de desperdícios: defeitos nos produtos, excesso de produção de mercadorias desnecessárias, estoques de mercadorias à espera de processamento ou consumo, processamento desnecessário, movimento desnecessário de pessoas, transporte desnecessário de mercadorias e espera dos funcionários pelo equipamento de processamento para finalizar o trabalho ou por uma atividade anterior.
O programa resultante da integração entre os Seis Sigmas e o Lean Manufacturing, por meio da incorporação dos pontos fortes de cada um deles, é denominado Lean Seis Sigma, uma estratégia mais abrangente, poderosa e eficaz que cada uma das partes individualmente e adequada para a solução de todos os tipos de problemas relacionados à melhoria de processos e produtos.
como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigmas estão relacionados à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.
A gestão do desempenho consiste de um conjunto de processos que visam estabelecer uma compreensão compartilhada dos objetivos, bem como motivar os indivíduos, na perspectiva de aumentar as possibilidades de alcance desses objetivos. Gerando assim a execução da estratégia da organização, ou a forma como os planos são traduzidos em resultados. É um conceito que abrange e integra diversas metodologias e processos de melhoria, que vêm sendo desenvolvidos nas organizações, comumente apoiados em soluções tecnológicas.
O conjunto de processos e metodologias, que constituem um sistema de gestão do desempenho, pode incorporar diversas ferramentas e soluções, algumas já com décadas de existência e outras que foram desenvolvidas mais recentemente. Algumas das ferramentas que usualmente suportam os processos de gestão do desempenho são: Sistemas de gestão de custos ABM e ABC, reengenharia de processos, gestão da qualidade, Six Sigma,Balanced
Scorecard (BSC) e mapas estratégicos, sistema de gerenciamento de clientes CRM, sistemas de gestão do capital humano entre outros.
Há tempos vem crescendo uma preocupação nas organizações, privadas ou públicas, especificamente à implementação de soluções integradas para gerirem o seu desempenho. Esta preocupação provém de vários aspectos relacionados com as mudanças ocorridas na sociedade, nos negócios, na economia e na gestão das organizações em geral. Destes aspectos, três importantes podem ajudar a caracterizar estas mudanças e o recente enfoque na gestão do desempenho:
-Mudança nas relações tangíveis versus intangíveis;
-Valorização do capital humano;
-Valorização da informação.
os Seis Sigmas, por sua vez, tem seu foco concentrado em resultados e no cliente e necessita de uma base organizacional sólida e projetada para obter resultados de sucesso. Combinado a este “casamento”, temos o BSC dirigindo as oportunidades de melhoria, de acordo com os objetivos estratégicos da organização.
Para melhorar as práticas de gestão decidiu investir em um sistema de Balanced Scorecard (BSC), um conjunto de ferramentas que visa medir o desempenho não apenas da área financeira, mas de processos e estruturas organizacionais. Em 2004 a Armco optou por desenvolver uma solução “caseira”. No entanto, o sistema, que se apoiava em planilhas Excel para o acompanhamento dos indicadores (KPI) apresentou problemas na atualização de dados e a empresa percebeu que contratar um parceiro especializado na implementação de metodologias de BSC/BI seria a solução mais adequada. O objetivo era automatizar o acompanhamento dos indicadores, até então um processo manual, e criar um portal, de onde estes seriam analisados, com o suporte de uma solução de BI.
A Solução: De acordo com a metodologia Microsoft Soluciones Framework – MSF o projeto foi dividido em cinco etapas: visão, planejamento, desenvolvimento, estabilização e colocação em uso. A K2M Soluções, parceiro Gold da Microsoft nas competências IW, ISV e BI, coube o planejamento e desenvolvimento da infraestrutura de TI,
...