Produção Econômica de Taylor
Seminário: Produção Econômica de Taylor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhe888 • 17/9/2014 • Seminário • 757 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
Com obra de Taylor, a produção econômica recebe com a base nova, tentar reduzir cada arte manual, ou oficio, a movimentos elementares que pudessem ser exatamente cronometradas, descritos e ensinados a qualquer pessoa.
A princípio, cuidava apenas dos processos. Mais tarde, com a Consolidação de seus métodos, após os bons resultados obtidos através da experimentação chegou a caracterização dos princípios baseados na preocupação de observação científica, dos fatos que durante dele se apresentavam. São eles:
Atribuir a cada operário de produção que se pudesse esperar de um trabalhador hábil de sua caracterização;
Atribuir a cada operário a tarefa mais elevada que lhe permitissem as aptidões;
Que cada operário, produzindo a maior soma de trabalho, tivesse uma remuneração adequada, ou seja 30 à 50 por cento superior à média dos trabalhadores de sua classe.
Como se vê, está contida a principal orientação dos trabalhos de Taylor, obtenção de mão-de-obra econômica, retribuindo, entretanto, com salários mais elevados.
Mais tarde, Taylor evidenciou de forma explicita os seguintes objetivos:
Desenvolvimento de uma ciência que pudesse aplicar-se a cada fase do trabalho humano, em lugar dos velhos métodos rotineiros.
Selecionar o melhor trabalhador para cada serviço, passando em seguida à ensiná-lo, treiná-lo, e formá-lo, em lugar do antigo costume de deixar a ele e selecionar-se o seu serviço e se formar-se, da melhor maneira de forma possível.
Criaram o espírito de profunda cooperação entre a Direção e os trabalhadores, com o objetivo de que as atividades de desenvolvessem de acordo com os princípios a ciência aperfeiçoada.
Divisão do trabalho de quase iguais processos entre a Direção e aos trabalhadores, devendo cada departamento atuar sobre aqueles trabalhos para as quais estivessem melhor preparação, substituindo desta forma as antigas condições as quais todo o trabalho e a maior parte dos trabalhadores caiam sobre aqueles.
Além daqueles princípios, Taylor também expôs regras técnicas e normas para o trabalho de usina ou oficina.
Para cada tipo de indústria, ou para cada processo, estudar e determinar a técnica mais conveniente.
Analisar, metodicamente, o trabalho do operário estudando e cronometrando os movimentos elementares.
Transmitir, sistematicamente, instruções técnicas ao operário.
Selecionar cientificamente os operários.
Separar as funções de preparação e execução, definindo-as com atribuições precisas.
Especializar os agentes nas funções de preparação e execução.
Predeterminar tarefas individuais ao pessoal e conceder-lhe prêmios, quando realizar.
Unificar o tipo de ferramentas e utensílios.
Distribuir equitativamente por todo o pessoal, as vantagens que decorrerem do aumento de produção.
Controlar a execução do trabalho.
Classificar metódicamente as ferramentas, os processos e os produtos.
Um dos pontos principais do trabalho de Taylor e a separação entra a função de preparação e a da execução.
Para que o trabalho industrial se torne eficiente, são necessários quatro agentes de preparação diretamente ligados aos operários.
São
...