Projeto AMBI
Tese: Projeto AMBI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunogomide974 • 22/9/2014 • Tese • 944 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
Passo 2:Passo 2:Passo 2:Passo 2:Passo 2:Projeto AMBI
Apresentamos uma proposta para orientar, passo a passo, agentes municipais e regionais, indivíduos ou instituições, que queiram iniciar o processo de construção de Agenda 21 Local, de modo a contribuir para o fortalecimento de fóruns locais ou implementar ações de desenvolvimento para a sustentabilidade das relações de preservação, equidade social e viabilidade econômica numa diversidade socioambiental, de acordo com os princípios e as premissas definidas na Agenda 21 Brasileira que regem a parceria governo e sociedade.
1° Passo: Mobilizar para Sensibilizar Governo e Sociedade
2° Passo: Criar o Fórum da Agenda 21 Local
3° Passo: Elaborar o Diagnóstico Participativo
4° Passo: elaborar o Plano de Desenvolvimento Local e divulgar a Publicação da Agenda 21 Local
5° Passo: Implementar o Plano de Desenvolvimento Local
6º PASSO: Monitorar e Avaliar o Plano de Desenvolvimento Local
O projeto Águas e matas da bacia do Ivinhema – AMBI definiu como prioridade incentivar e apoiar a construção de Agendas 21 Locais, como estratégia de elevar o padrão de sustentabilidade socioambiental da bacia hidrográfica do rio Ivinhema, unidade de planejamento natural e em gestão ambiental municipal em sete unidades administrativas municipais.
O objetivo da Agenda 21 Local é elaborar um plano para transformar a realidade local no cenário desejado por todos,
fortalecendo a participação, a cidadania ativa e consolidando a formação de sociedades sustentáveis, descentralizada dos municípios para a unidade natural bacia hidrográfica.
Esta cartilha afirma em seus diferentes passos que a Agenda 21 é, em primeiro lugar, um processo de parceria entre Estado e sociedade. Não existe Agenda 21 Local da sociedade sem o a presença do Estado, nem o Estado sem a sociedade, seus governos transitórios.
Primeiro passo
Mobilizar para sensibilizar governo e sociedade por meio de seminários, oficinas e campanhas
Mobilizar e sensibilizar são ações fundamentais para o sucesso da Agenda 21 Local ao longo de toda a sua implementação. Recomenda-se que o grupo formado para iniciar o processo realize as seguintes ações:
• Estabelecer a sua forma de atuação;
• Reunir dados e informações sobre as características básicas do espaço geográfico onde será construída a Agenda 21 Local;
• Reunir informações sobre programas, projetos e ações governamentais e não-governamentais voltadas para o desenvolvimento sustentável que estão em andamento;
•Identificar parceiros que possam contribuir para a realização dos eventos iniciais de mobilização e sensibilização.
Segundo passo
Criar o Fórum da Agenda 21 Local
Para as primeiras reuniões de discussão sobre a criação, composição e formalização do fórum, todos os setores da comunidade deverão
ser convidados: o setor produtivo rural e urbano, as diferentes lideranças comunitárias, representantes dos diversos poderes constituídos (executivo, legislativo e judiciário), das igrejas, das escolas e universidades, dos bancos, dos sindicatos, organizações não governamentais que militam por grupos da sociedade, como mulheres e negros, etc., sociedade e governo juntos. O Fórum da Agenda 21 Local pode ser exercido por uma estrutura já existente e em funcionamento, desde que esta conte com a representação dos diferentes setores da sociedade local e que assuma em suas atribuições a construção e implementação da Agenda 21 Local.
Terceiro passo
Conhecer e compreender a realidade local por um Diagnóstico Participativo
É um diagnóstico que oriente a definição de estratégias de ação rumo à sustentabilidade local, que reflita a realidade da comunidade. Deve-se evitar modelos com processos longos e caros que tendem a estabelecer prioridades e metas sem ouvir a comunidade local.
Para conhecer a realidade local em suas dimensões sociais, ambientais, econômicas, culturais e político-institucionais, o Fórum da Agenda 21 Local deverá:
• Definir como e quem irá realizar o diagnóstico participativo;
• Realizar levantamento detalhado de dados, informações, análises, planos diretores, planos plurianuais, planejamento estratégico, etc.
• Sistematizar as informações
coletadas no 1º Passo sobre as características locais, para descrever a realidade local em suas
...