Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia em Logística
Por: daannyeellee • 27/10/2015 • Projeto de pesquisa • 4.558 Palavras (19 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
Relatório Parcial
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Acadêmico:
Tutor Presencial:
Tutor a Distância: João Paulo Sassioto
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos
Cursos Superiores de Tecnologia em Logística
(PROINTER I)
TAGUATINGA – BRASÍLIA - DF
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .......................................................................................... 03
ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR ........................................... 04 à 13
EMPREENDIMENTO: EXPOSIÇÃO DE IDÉIA ..................................... 13 e 14.
ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES (SWOT): OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO.............................................................................................. 14 e 15
CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................... 16 e 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................... 18
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer análise estratégica da Panificadora Pão De Ouro, tomando como base a análise SWOT. Diante de um mercado dinâmico e competitivo, faz-se necessário que as empresas estejam preparadas para que a concorrência não venha a suprimir suas potencialidades e capacidades internas ou minar sua competitividade. Neste contexto, torna-se importante o estudo do ambiente organizacional interno e externo, avaliando suas forças e fraquezas, suas oportunidades e ameaças, sendo que o estudo do conjunto destes fatores pode ser feito pela análise SWOT. Dessa forma, as forças são aspectos internos que podem servir de base para o desenvolvimento das potencialidades da empresa e as fraquezas são as fragilidades nela existentes. Quanto aos aspectos externos, as oportunidades e as ameaças, estes estão presentes no ambiente de negócio em que atua a organização, podendo influenciar diretamente na probabilidade de sucesso ou fracasso organizacional, uma vez que, as oportunidades podem ser exploradas e as ameaças minimizadas.
Entrevista com o Empreendedor
Nome da Empresa: Panificadora Pão De Ouro
Endereço: Quadra 09 Lote 14 Loja 01
Cidade: Gama-DF - Setor Leste
Estado: Brasília – DF
Ramo de Atividades: indústria
Produtos e/ou serviços: pães, bolos, doces, tortas, bebidas, etc.
Data de Inicio das atividades: 08/04/2015
Entrevistado: Sidney Costa
Questionário
1) Que fatores o influenciaram a se tornar um empreendedor?
Sempre tive o sonho de me tornar dono do meu próprio negócio, sempre dando preferência para o ramo de alimentação, porém vários fatores influenciaram para que isso acontecesse o principal deles foi o desejo do querer ganhar mais, fazer meus próprios crescimentos e de dar um bom sustento para a minha família. Após trabalhar a anos em uma empresa de panificação como padeiro, recebi uma proposta de seu irmão para abríamos uma empresa, no começo eu não acreditei muito não, mais com os passar do tempo vi que meu trabalho não estava sendo reconhecido pelo patrão, fazia de tudo o possível para mas ninguém via meu esforço, tudo o que eu fazia era de menos, então resolvi entrar de cara nessa proposta, como meu irmão Silvano que sabe mexer com o caixa e eu que sei de tudo de confeitaria, não víamos empecilho, fomos no banco do Brasil e fizemos um empréstimo bom, compramos o ponto da dona Solange que estava já cansada de tantos assaltos e todo mês pagamos o aluguel da dona Rosa.
2) Existem outros empreendedores em sua família?
No momento só tem eu e meu irmão Silvano que somos empreendedores, a minha irmã Kátia de vez em quando vem nos ajudar aqui quando o movimento está intenso.
3) Sua idéia empreendedora nasceu durante seu período de estudos no colégio ou faculdade?
Só terminei o ensino fundamental, como me casei cedo e com o passar dos tempos foram vindo os filhos, não tive como continuar estudando, tive que trabalhar para sustentar em casa. Meu irmão Silvano já concluiu o ensino médio. Nós não tivemos como completar os estudos, devido ter que manter a casa, ou trabalhava ou passava fome. Eu penso em me aperfeiçoar em Gastronomia e meu irmão Administração de Empresas. Sempre que possível pesquisamos no site do SEBRAE que nos auxilia e muito na tirada de dúvidas.
4) Qual foi a sua educação formal? Foi relevante para o negócio?
Só tenho o ensino fundamental completo. Não sou formado por enquanto, pretendo com certeza me formar, assim que der irei me profissionalizar, porém as minhas experiências que obtive trabalhando há muito tempo em uma panificadora me ajudou e muito.
5) Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?
Pode ser o medo de sair da zona de conforto, o de largar o emprego fixo para abrir um negócio próprio, o medo do novo, de conciliar a vida pessoal com a profissional ou até mesmo o receio de ser só mais um no meio dos demais concorrentes. A competição no mercado está cada vez mais forte, sendo necessário se fortalecer cada vez mais para garantir o sucesso no empreendimento. Por isso, não se pode descartar a união da teoria com a prática para a realização de um bom negócio, ou seja, uma idéia não é o suficiente sem base teórica para sustentá-la, tampouco saber fazer é o suficiente para o negócio acontecer. O medo de se arriscar em uma nova empreitada está aliado à incertezas que ocorrerão no processo como a hipótese de não dar certo; aliado a isso a falta de planejamento e organização administrativa; pouco conhecimento no ramo que está entrando e entrar em um projeto apenas pelo lucro, esquecendo-se da satisfação pessoal. Tipo o medo da perda da estabilidade, que ainda é muito forte e a ânsia por lucros a curtíssimo prazo, pouco poder de negociação, falta de estrutura financeira e uma visão microeconômica do ramo. É preciso ter coragem para errar.
...