QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO E ELEIÇÕES PARA A GESTÃO DE HOMENS EM ORGANIZAÇÕES?
Projeto de pesquisa: QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO E ELEIÇÕES PARA A GESTÃO DE HOMENS EM ORGANIZAÇÕES?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AdrianaErotides • 30/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.829 Palavras (12 Páginas) • 367 Visualizações
Esta Primeira Etapa do Terceiro projeto vem como trabalho aplicado a disciplina do PROINTER do Curso Superior de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos, como parte dos requisitos básicos e necessários à aprovação na disciplina.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Conforme a solicitação da Faculdade Anhanguera aos alunos do curso de Graduação de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos no polo de aprendizagem em Cuiabá-MT viemos na realização dessa primeira etapa do terceiro projeto, reconhecido pelo nome de PROINTER 03.A descrição desse projeto vem com a seguinte finalidade contextualizar todo o conhecimento que nós alunos adquirimos neste segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos de maneira a aplicarmos tudo que aprendemos em sala de aula na nossa prática da vida cotidiana de nossa futura profissão.
E com esse intuito descreveremos um projeto experimental voltado elaborar um ensaio acadêmico descritivo a partir das atividades práticas supervisionadas (ATPS’s) desenvolvidas no 2º bimestre, o que nos levará a uma breve experiência de integração entre a prática (ATPS’s) e o acadêmico (teoria – definição dos conceitos embasados em autores da área e levantamento de bibliografias teóricas em diversas fontes – livros, artigos, periódicos etc) de áreas correlatas demostrando e aplicando todo o nosso conhecimento aprendido em sala de aula com o objetivo de agregarmos valores em nossa futura profissão.
SUMARIO
1.0 QUAL A IMPORTANCIA DAS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA GESTÃO DE PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES?
1.INTRODUÇÃO
O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.
2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Chiavenato (2004) recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
O mesmo autor diz que a seleção de recursos humanos pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, ente os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na empresa, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal.
O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos das organizações. Consiste na pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer á organização um número suficiente de pessoas necessárias á consecução dos seus objetivos imediatos de atrair candidatos,dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização(CHIAVENATO,2006,p.166)
Para Marras (2000), agregar pessoas é atividade fundamental da estratégia de toda organização que procura aplicar o recrutamento e a seleção como parte de um mesmo processo: a provisão de recursos humanos.
Chiavenato (2006) considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. A antiga Administração de Recursos Humanos (RH) cedeu lugar a uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Nessa nova concepção, as pessoas deixam de ser simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares. São os novos parceiros da organização.
2.1 RECRUTAMENTO REQUER UM CUIDADOSO PLANEJAMENTO, QUE CONSTITUI UMA SEQÜÊNCIA DE TRÊS FASES, A SABER:
1) O que a organização precisa em termos de pessoas
2) O que o mercado de RH pode oferecer.
3) Quais as técnicas de recrutamento aplicar.
2.1.2ETAPAS DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO:
1)Pesquisa internadas necessidades.
2) Pesquisa externa do mercado.
3)Definição das técnicas de recrutamento a utilizar.
2.1.3 PLANEJAMENTO DE PESSOAL
Chiavenato(2006)diz que o planejamento de pessoal é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessáriospara atingir os objetivos organizacionais, em determinado período de tempo.Trata-se de antecipar qual a força de trabalho e os talentos humanos necessários para a realização da ação organizacional futura.
O planejamento de pessoal nem sempre é responsabilidade do órgão de pessoal da organização.
2.1.4 PROCESSO DE RECRUTAMENTO
O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização.Em muitas organizações, o inicio do processo depende de decisão da linha.O órgão de recrutamento não tem qualquer autoridade de efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida.
Para (Silva, 2005) para teruma política da gestão por competências inserida na empresa é necessário que todos as vertentes que envolvem os profissionais sejam geridas pelas competências relativas à empresa e a cada função ou atividade. Recrutamento e Seleção apresentam-se como a porta de entrada da organização, é preciso, portanto, reestruturar todo esse processo para que os novos funcionários que ingressem na companhia sejam alinhados ao modelo de gestão utilizado. Isso pode tornar mais fácil e concreta a busca por novos profissionais, uma vez que se tem estabelecido as competências necessárias para cada função, como também o que é preciso para manter-se e obter crescimento dentro da empresa, devendo o profissional de Recrutamento e Seleção conhecer a necessidade da empresa para o cargo, identificar as competências dos candidatos e saber avaliar o quanto ele será aproveitado na organização.
Para isso utilizam-se alguns instrumentos na seleção, como aplicações de testes técnicos e comportamentais, entrevista de seleção por competências e avaliações psicológicas para que se possa traçar o perfil do candidato e ter a máxima clareza sobre o mesmo.
2.1.5 ATIVIDADES DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO SÃO CONSIDERADAS ESTRATÉGICAS
...