QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Tese: QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sobrio • 23/8/2013 • Tese • 697 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
ATPS – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Desafio:
O desafio é a elaboração de estudo sobre os critérios de avaliação e de valorização de empresas, de modo a evidenciar risco e retorno.
Autor do Desafio:
Elis Ângela dos Anjos
Objetivos:
Produção de relatório contendo estudo sobre os Critérios de Avaliação e de Valorização de Empresas.
O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA?
QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA AS ORGANIZAÇÕES?
Inicialmente é necessário entender o significado de finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro.
Verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente na administração geral de nível estratégico, gerencial e operacional em que se coleta dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.
A Administração Financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva,essencialmente,assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital.Nesse contexto, a administração financeira envolve-se tanto com a problemática de escassez de recursos,quanto com a realidade operacional e prática da gestão financeira das empresas,assumindo uma definição de maior amplitude.Ela está diretamente ligada a Administração, Economia e a Contabilidade.
O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.
Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para aperfeiçoar resultados.
É preciso esclarecer que a principal função do contador é desenvolver e prover dados para mensurar o desempenho da empresa, avaliando sua posição financeira perante os impostos, contabilizando todo seu patrimônio, elaborando suas demonstrações reconhecendo as receitas no momento em que são incorridos os gastos, mas o que diferencia as atividades financeiras das contábeis é que a administração financeira enfatiza o fluxo de caixa, que nada mais é do que a entrada e saída de dinheiro, que demonstrará realmente a situação e capacidade financeira para satisfazer suas obrigações e adquirir novos ativos a fim de atingir as metas da empresa.
AS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS QUE AS EMPRESAS DEVEM TOMAR EM RELAÇÃO ÀS FINANÇAS SÃO:
Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados.
Acompanhar as contas a pagar e a receber,
...