Qual a diferença entre um host e o sistema final?
Ensaio: Qual a diferença entre um host e o sistema final?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: zonzo • 10/12/2014 • Ensaio • 2.622 Palavras (11 Páginas) • 4.447 Visualizações
1 - Qual a diferença entre um hospedeiro e um sistema final? Cite os tipos de sistemas finais. Um servidor Web é um sistema final?
Um sistema final é uma denominação para os computadores que estão conectados na periferia da internet, ao passo que o hospedeiro (host) é um tipo de sistema final que hospedam, isto é, executam programas de aplicação, tais como um programa de browser da web, um programa de servidor Web, um programa de leitor de e-mail, ou um servidor de e-mail. Entre os tipos de sistemas finais, temos os computadores de mesa, servidores e computadores móveis. Um servidor Web é um sistema final.
2 - A palavra protocolo é muito usada para descrever relações diplomáticas. Dê um exemplo de um protocolo diplomático
Sua excelência ao presidente da republica.
3 - O que é um programa cliente? O que é um programa servidor? Um programa servidor requisita e recebe serviços de um programa cliente?
O programa cliente é o programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor. O programa servidor
administra e fornece serviços e informações para os outros sistemas da rede. Não, um programa servidor não recebe serviços de um programa cliente.
4 - Cite seis tecnologias de acesso, Classifique cada uma delas nas categorias acesso residencial, acesso corporativo ou acesso móvel.
Rede de acesso residencial: modem discado(até 56kbps), ADSL: utiliza linhas telefônicas (até 8Mbps), HFC. Rede móveis: telefones celulares, rede de acesso corporativo: ethernet, redes ATM e framerelay.
5 - A taxa de transmissão HFC é dedicada ou é compartilhada entre usuários? É possível haver colisões na direção provedor-usuário de um canal HFC? Por quê?Utiliza cabos coxiais modem especial chamado de “cable modem”. O canal é compartilhado, não existe garantia de banda entre o usuário e o roteador de banda .O modem divide a banda disponível e dois canais, sendo um até o roteador e outro até o cliente. As colisões ocorrem quando o cabeamento está livre.
6 - Cite seis tecnologias de acesso residencial disponíveis em sua cidade. Para cada tipo de acesso, apresente a taxa downstream, a taxa upstream e o preço mensal anunciados.
Modem discado até 56kbps com acesso direto ao roteador.
ADSL até 1Mbps de uplink, até 8Mbps de downlink
HFC assimétrico até 10Mbps upstream, 1Mbps downstream
Rede de cabo e fibra liga
residências ao roteador do ISP: acesso compartilhado das casas, condomínios e de um bairro. Problemas: congestionamento.
Deployment: companhia de TV a cabo.
ISDN: rede digital de serviços integrados 128Kbps com conexão digital ao roteador passando pela rede pública de telefonia.
7 - Qual é a taxa de transmissão de LANs Ethernet? Para uma dada taxa de transmissão, cada usuário da LAN pode transmitir continuamente a essa taxa?
A taxa de transmissão da Ethernet é de 10 Mbps ou 100 Mbps, ou até mesmo de 1 Gbps e 10 Gbps. Sim, cada usuário pode transmitir continuamente a essa taxa.
8 - Cite alguns meios físicos utilizados para instalar a Ethernet.
Par de fios trançados ou cabo coaxial.
9 - Modens discados, HFC e ADSL são usados para acesso residencial. Para cada uma dessas tecnologias de acesso, cite uma taxa de transmissão e comente se a largura de banda é compartilhada ou dedicada.
Modens discados: 56Kbps, largura de banda dedicada HFC, largura de banda compartilhada ADSL: 256 Kbps até 1,5 Mbps, largura de banda compartilhada.
10 – Descreva as tecnologias de acesso sem fio mais populares atualmente. Faça uma comparação entre elas.
acesso wireless compartilhado: conecta sistemas finais ao roteador de acesso.
- wireless LANs: utiliza ondas de rádio, padrão IEEE 802.11 e e.g., Lucent
Wavelan 10 Mbps
- wide-area wireless access: CDPD: acesso wireless ao roteador do ISP via telefonia
celular.
11 - Qual a vantagem de uma rede de comutação de circuitos em relação a uma de comutação de pacotes? Quais são as vantagens da TDM sobre a FDM em uma rede de comutação de circuitos?
A comutação de circuitos é mais adequada a serviços de tempo real, é um circuito dedicado Numa rede de comutação de pacotes cada pacote tem que ser recebido integralmente por cada comutador antes de ser retransmitido, o que provoca atraso. No TDM a transmissão é digital (bits). Portanto pode haver correção de erros a cada estágio da transmissão (em cada comutador ou multiplexador TDM). Na TDM, como são alocados fatias de tempo para cada elemento que transmite, quando há silêncio em um determinado elemento, a fatia de tempo alocada a ele pode ser usada por outro, o que não é o caso no FDM onde a freqüência está alocada todo o tempo a cada elemento.
12 - Por que se afirma que comutação de pacotes emprega multiplexação estatística? Compare a multiplexação estatística com a multiplexação que ocorre em TDM.
Porque o compartilhamento de recursos é por demanda. A multiplexação que ocorre em TDM aloca previamente a utilização do enlace de transmissão independente da demanda, com desperdicio de tempo de enlace
desnecessários alocado e não utlizado, já a multiplexação estatistica compartilha os recursos por demanda.
13 - Suponha que exista exatamente um comutador de pacotes entre um computador de origem e um de destino. As taxas de transmissão entre a máquina de origem e o comutador e entre este e a máquina de destino são R1 e R-, respectivamente. Admitindo que um roteador use comutação de pacotes do tipo armazena-e-reenvia, qual é o atraso total fim-a-fim para enviar um pacote de comprimento L? (Desconsidere formação de fila, atraso de propagação e atraso de processamento.).
R: O atraso é QL/R.
14 - Qual a principal diferença entre ISP de nível 1 e de nível 2?(imcompleta)
...