Questionario Henri Pirenne e Jacques le Goff
Por: Economistaufvjm • 3/10/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 527 Palavras (3 Páginas) • 628 Visualizações
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
TULIO GONÇALVES MARIOTTI
Atividade de HEG I
Teófilo Otoni
2016
1. De acordo com o conteúdo estudado seria possível afirmar que as cidades medievais eram as mesmas que suas antecessoras?
De acordo com o conteúdo estudado, as cidades medievais não eram as mesmas por eni aspectos. O comércio de trocas começava a surgir devido a produção de excedentes que os camponeses estavam frequentemente fazendo com a finalidade de suprir a demanda que vinha das grandes cidades, pois, conforme ocorria o “êxodo rural”, novas profissões surgiram para aqueles que se mudavam e isso, por conseguinte gerava uma maior demanda dos produtos necessários a alimentação providos do campo.
2. Segundo o ponto de vista de Le Goff, como se deu a relação entre a zona rural e as novas cidades que surgiram na época medieval?
Segundo Le Goff, o nascimento e o desenvolvimento das cidades medievais foi resultado de um “conjunto complexo de estímulos” e da ação de “diversos grupos sociais”. O mundo feudal foi principalmente agrário, e as cidades ficaram reduzidas quase que exclusivamente a uma função política e administrativa. Enfoque também, na análise do autor, a importância da relação entre a cidade e o campo, como movimento propulsor da autonomia que as cidades acabaram alcançando. A cidade tinha necessidade para a sua manutenção diária de uma quantidade e também de uma crescente variedade de profissionais. Era preciso, portanto, que os trabalhadores das profissões mais necessárias, como: padeiros, cervejeiros e ferreiros, viessem de fora, o que foi permitido graças a grande produção de excedentes da época.
3. Compare os textos de Pirenne e de Le Goff e identifique os pontos de convergência e de divergência.
No que diz respeito à formação de cidades, Henri Pirenne mostra que a cidade nasce e se desenvolve a partir de sua função econômica com grande papel desempenhado pelos mercadores, o mesmo retrata Le Goff, entretanto, este enfatiza que o desenvolvimento urbano se deu porque o desenvolvimento agrícola deu sustentação para alimentar os centros urbanos com víveres e homens.
4. Após período de absoluto predomínio do campo, conforme se verificou na Alta Idade Média, a Europa ocidental conheceu movimento urbano de tal magnitude que permitiu aos estudiosos classificá-lo como um renascimento. A rigor, o que aconteceu de mais significativo foi o nascimento de cidades, de muitas importantes cidades europeias da atualidade. Quais fatores contribuíram para a sua formação; como se deu esse processo; que tipo de relação envolveu os diferentes segmentos da sociedade medieval com o nascimento e o desenvolvimento dos centros urbanos?
Dentre os fatores que contribuíram para as formações das cidades, existe
...