ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Tese: ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: martascosta • 6/6/2013 • Tese • 910 Palavras (4 Páginas) • 362 Visualizações
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Estar preparado talvez seja a mais importante habilidade para uma negociação, pois formando um sólido alicerce, proporcionará a confiança necessária para o seu sucesso.
A necessidade de negociação esta presente constantemente no ambiente familiar, no trânsito, no trabalho e até mesmo em eventos sociais torna-se cada vez mais necessária. A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade de negociar absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional.
Assim, todo profissional que se preze deve por obrigação buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber utilizar isto a seu favor e também da organização do qual faça parte.
Obter sucesso numa negociação está impreterivelmente ligado a um bom planejamento. E este por sua vez está associado a vários fatores como saber analisar a situação, obter o máximo de informações sobre o que será negociado e sobre a outra parte, expor quais os benefícios e vantagens os dois lados terão com essa negociação, saber argumentar sem deixar dúvidas, ser claro e objetivo em suas colocações. Estar mental e fisicamente preparado também é fundamental para se conseguir êxito numa negociação, estando relaxado, não ficar ansioso, nervoso e principalmente saber controlar o emocional fará com que o negociador consiga chegar ao seu objetivo, ou o mais próximo dele possível com maior facilidade, não saindo prejudicado no resultado final da negociação.
Existem vários problemas de conduta ética envolvidos nos processos de negociações como, por exemplo, o negociador omitir informações para obter vantagens durante o processo. Na maioria das vezes a ética é deixa de lado para se chegar ao objetivo almejado. Porém deve-se agir com honestidade e utilizar sempre da ética para se negociar algo que tanto desejamos. A Ética tem que ser parte insubstituível de um processo de negociação, pois só assim conseguiremos manter nossos argumentos e obter êxito ao final da negociação.
No filme A Negociação, encontramos várias situações que tratam do tema planejamento da negociação e/ou envolvem condutas éticas e antiéticas na negociação, como por exemplo:
Podemos observar que o personagem Danny usou a emoção para manipular seus amigos, que antes eram parceiros de trabalho, para que eles não tivessem coragem de agir contra ele. E surtiu efeito, pois tiveram oportunidade de matá-lo e não o fizeram. Vimos também que buscar por informações ajuda a não ser enganado, você tem total controle sobre a negociação e determinação em seus objetos, pois ambos estabelecem seus interesses, Danny quer os verdadeiros culpados e Sabian quer os reféns livres. O negociador Chris, não tem controle algum sobre a operação e acaba descobrindo isso porque existem ali interesses pessoais implícitos, ele tentou blefar com Danny, que por ser bem preparado para negociar e perceber quando se está mentindo, não cai em seu blefe, porém quando ele faz isso novamente com o corregedor Ross ele não percebe e assume tudo. Ressaltamos alguns pontos interessantes vistos no filme:
• Danny é bem preparado para conduzir a negociação e todos têm ciência disso;
• Buscar informações relevantes para auxiliar a distinguir o caminho certo;
• Interesses implícitos por parte de alguns integrantes da polícia ao querer a morte de Danny;
• Falta de preparo do primeiro negociador que é usado para ganhar tempo;
• Chris não consegue
...