Resenha Tempos Modernos
Por: Renilda DE Moraes Goncalves • 4/9/2015 • Resenha • 361 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
Reinaldo Aparecido Gonçalves Nº29 1º CN
Economia e Mercado
[pic 1]
Prof. Nelza Flores
O filme Tempos Modernos retrata com afinco o modernismo e o fervor do capitalismo através da industrialização, onde o operários são submetidos a uma rotina exaustiva com movimentos repetitivos na incansável linha de montagem de uma indústria.
As indústrias, na sua maioria voltadas para o capitalismo não se preocupavam com a saúde de seus operários, submetendo-os cada vez mais a uma jornada de trabalho exaustiva, devido à crise de 1929, existia um número muito grande de desempregados tornando assim a mão de obra abundante, com isso as industrias forçavam seus operários a produzir sem qualquer consideração com o fator ser humano visando somente o lucro obtido com o trabalho quase que escravo.
Comparando com que estudamos sobre as Teorias até o momento, observa-se a linha de produção onde cada operário exerce uma função especifica, ou seja, a função em que tem seu melhor desempenho e domínio tornando o processo de produção mais rápido aumentando assim sua capacidade produtiva, conforme define Adam Smith na Teoria do Trabalho.
Percebe-se também que o sistema capitalista não é harmonioso devido as crise existentes nesta época, onde existe um exército industrial de reserva para substituir a mão de obras insatisfeita com o abuso das industrias, pois o sistema capitalista trabalha com o desemprego. Fica evidente que desta forma a diferença entre o trabalho realizado pelos operários e o que era pago para os trabalhadores acentua o conceito de Mais Valia de Kalrl Marx.
E conforme Alfred Marshal fica claro que o sistema é totalmente voltado para o produtor, ou seja as indústrias, sempre almejando o lucro, afirma também que a miséria vem dos baixos salários e que não estavam ligados a produtividade e sim a grande massa desempregada, prontamente para substituir a mão de obra insatisfeita nas linhas de produção.
...